quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

CAFUNFO – MANIFESTAÇÃO POPULAR EXIGE DIÁLOGO AO GOVERNO ANGOLANO E O RESTABELECIMENTO DA AUTONOMIA LUNDA TCHOKWE

CAFUNFO – MANIFESTAÇÃO POPULAR EXIGE DIÁLOGO AO GOVERNO ANGOLANO E O RESTABELECIMENTO DA AUTONOMIA LUNDA TCHOKWE



Cafunfo,4 de Janeito/016 – Mais  de 2000 pessoas, activistas e membros do Movimento do Protectorado; UMULE e JUPLE, manifestaram-se em Cafunfo a favor do diálogo com o Governo de Angola para o restabelecimento da Autonomia Lunda Tchokwe.



O acto civico, recorreu algumas arterias da localidade de Cafunfo, de forma tranquila, civilizada; onde os membros presentes, simplesmente compareceram de T-Shirts e outra indumentaria e panflecto, acompanhados com música e de material da cultura Lunda Tchokwe.



Um incidente teve lugar provocado pela Policia Nacional de Cafunfo, de repente a mesma Policia Prendeu o Membro RUI LUCAS, que se encontrava afastado alguns memtros do grupa dos manifestantes, o que provocou pequeno tumulto de alguns minutos, depois a ordem foi reposta e a manifestação continuou a sua marcha.



Testemunhas no local, disseram que o Agente da Policia Nacional de Cafunfo, em serviço de seu nome ESQUIA LEVI, terá se apressado em incomodar o cidadão RUI LUCAS, é seu vizinho no Bairro, por outra suspeita-se, existência de alguma rivalidade.


A Policia de Cafunfo, esteve presente desde o inicio do acto, as 9 horas até cerca de 12 horas, quando a manifestação terminou…


No incidente, a população furiuosa entrou em pancadaria com o agente Levi que foi evuacuado para o hospital e a Policia Nacional em Cafunfo mantêm o cidadão Rui Lucas Presos.

A manifestação esta plamada no artigo 47.º da constituição de Angola.


A  presente Manifestação enquadra-se na orientação emanada pelo Presidente do Movimento do Protectorado, José Mateus Zecamutchima, quando anunciou chuva de manifestações em 2017 em toda a extensão da Nação Lunda Tchokwe por via da Rádio a Voz de América na semana passada.



Outra manifestação terá lugar dia 30 de Janeiro de 2017, na cidade de Saurimo, convocada pela Juventude Patriotica Lunda Tchokwe – JUPLE, em cujo comunicação prévia já se encontra com a autoridade competente do Governo da Lunda-Sul, Partidos da oposição; UNITA, CASA-CE, PRS, BD e o Bispado local, incluindo o MPLA.



Será uma manifestação civilizada, pacifica ou seja uma passeada nas arterias de Saurimo, chama-se atenção a Policia Nacional do Comando de Saurimo proteger manifestantes e não infiltrarem agentes para criarem vandalismo e depois responsabilizar a organização ou aproveitarem-se da manifestação para disparar contra manifestantes pacificos.