segunda-feira, 16 de maio de 2016

LIBERDADE E DIGNIDADE DE UM POVO NÃO TEM PREÇO, PGR DA LUNDA SUL ACUSA DE REBELIÃO A CARTA QUE ARMANDO MUTONDENO LEVOU NO GOVERNO DA PROVINCIA PARA MANIFESTAÇÃO PACIFICA


LIBERDADE E DIGNIDADE DE UM POVO NÃO TEM PREÇO, PGR DA LUNDA SUL ACUSA DE REBELIÃO A CARTA QUE  ARMANDO MUTONDENO LEVOU NO GOVERNO DA PROVINCIA PARA MANIFESTAÇÃO PACIFICA




Regime tirânico, ditatorial e colonizador de José Eduardo dos Santos/MPLA, acusa Protectorado Lunda Tchokwe de Rebeldes. A sentença surge na acusação intimidador da PGR da Lunda – Sul, manifestações é a maior fraqueza deste regime.



Armando Mutondeno, Secretario Regional do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, foi detido ilegalmente no dia 5 de Maio do corrente, na Secretaria do Governo Provincial da Lunda-Sul, quando fazia entrega formal de uma carta para dar a conhecer realização de uma Manifestação Pacifica para exigir diálogo e o estabelecimento da Autonomia porque reivindica o movimento há cerca de 13 anos para cá, que teria lugar dia 21 de Maio na praça, conhecida de 1.º de Maio em Saurimo.



Mas a PGR da Lunda-Sul, na falta de motivos e matéria palpável de hipotético crime para o culpar, na inexistência de provas, como sempre o MPLA é campeão, nas mentiras bem assimiladas do comunismo leninismo, diz na sua pronuncia de que a Carta de informar a realização da Manifestação Pacifica significa rebelião contra a arrogância tiranica do regime ditatorial colonizador de José Eduardo dos Santos, incapaz de uma convivência salutar com os povos Lunda Tchokwe em defesa legítimo da sua dignidade.



Armando Mutondeno, esteve no Comando da Policia da Lunda-sul 6 dias na cela sem contacto com a sua família, no dia 11 de Maio, o transferiram para a Unidade Prisional do rio Luzia a cerca de 14 km da cidade de Saurimo.



A pergunta que se coloca em relação a esta detenção ilegal e a fabricação de acusação contra o Secretario Regional do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe é simples: É hoje que o senhor Procurador da Lunda-Sul, que descobriu que somos REBELDES? Por outro lado, sabemos também que  não existe vontade nem o engajamento político para a resolução dos problemas na Lunda Tchokwe. A razão é muito simples: é um Estado (Protectorado que reivindica Autonomia) alheio sob ocupação colonial de Angola. Nem dos seus próprios recursos merece usufruir.



Não é a primeira vez que o regime tirânico tenta manipular a sociedade com a mesma acusação de REBELIÃO, não faz sentido, parece que o Sr PGR da Lunda – Sul, vive no cosmo, para lembrar que em 2009, este Governo acusou-nos de possuirmos Exercito e  frentes militares, inclusive inventaram nomes de Comandantes militares, o General Furtado, que era Chefe do Estado Maior General da FAA, provou que não existia militar nenhum ao Serviço do Movimento.



Pela mesma moeda, o SINSE/SINFO e a Casa Militar da Presidência da República de Angola, simulou, criando um grupo fantasma na região do Cuango em 2013, que  teria como objectivo, confrotar-se com elementos das FAA naquela altura, apanhados que fossem, depois seriam apresentados publicamente via TPA como tropas do Protectorado, prontamente denunciamos o acto macabro do regime, que ficou sem efeito até hoje.



O General Egidio de Sousa  “Disciplina” Chefe do Estado Maior General Adjunto das FAA, em 2014 acusou-nos de termos de forças militares, na emissora provincial da Lunda-Sul, ameaçou combater-nos para manter a inviolabilidade das fronteiras de Angola, segundo ele, não provou a existência de tal exercito ou acção de rebelião, chamou-nos de sermos estrangeiros ou ao serviço de forças ocultas, tudo para tentar criar factos para a comunidade internacional desacreditar a nobre luta do povo Lunda Tchokwe.

 O governo do Presidente José Eduardo dos Santos, tudo tem feito para tentar inverter a situação a seu favor, será difícil, somos “neve”, quando mais nos apertar, terna-mo-nos uma pedra de gelo que não vai quebrar com facilidade, porque o próprio regime ditatorial e tirânico, esta a nos ensinar como caminhar com ele.


Em Fevereiro do presente ano, insinuavam que em Cabinda e na Lunda, poderia haver acções de terrorismo, os serviços de inteligência do regime provou que não existe perigo nenhum para acções terroristas…


O Regime tem tanto medo porque?..Edeltrudes da Costa, Ministro de Estado e Chefe da casa civil do Presidente da República, em 2013, ameaçou combater com todos os meios ao alcance do Governo o Movimento do Protectorado, sabemos que este plano continua de pé.


O Governo do Presidente José Eduardo dos Santos e o MPLA, tem vergonha internacional de dialogar com um Movimento Pacifico e por via de não violência, tenta a todo custo criar instabilidade para poder justificar acções de brutalidade contra as populações, tal como aconteceu no HUAMBO com a seita de Kalupeteka no Monte Sumi, os massacres do Zenza do Itombe, a sexta feira  Sangrenta contra os Bacongos em Luanda e o recente desaparecimento de 174 cidadão Lunda Tchokwe na região de Cafunfo em 2015.



 A PGR Lunda-Sul que invente outro crime maquiavélico, porque a carta que o Secretario Armando Mutondeno, levou ao gabinete da Senhora Cândida Narciso, no mesmo dia 5 de Maio de 2016, foi distribuída a Comunidade Internacional e nacional, bem como aos Advogados e as ONGs internacional.




A constituição de Angola de 2010, diz no artigo 47.º o seguinte: (Liberdade de reunião e de manifestação) , 1. É garantida a todos os cidadãos a liberdade de reunião e de manifestação pacífica e sem armas, sem necessidade de qualquer autorização e nos termos da lei. 2. As reuniões e manifestações em lugares públicos carecem de prévia comunicação à autoridade competente, nos termos e para os efeitos estabelecidos por lei.


Candida Narciso, a governadora do regime tirânico e ditatorial na Lunda-Sul, por ordens superiores, ordenou a Policia para começar a criar factos de vandalismo a serem imputados a membros do movimento do protectorado Lunda Tchokwe, em reunião que teve lugar no Bairro Tchizainga, periferia de Saurimo na quinta-feira, dia 12 de Maio, de acordo com a fonte anonimato da Policia local.



O modus operandi, escolhido;  se os membros do Movimento se manifestarem, a policia de intervenção rápida PIR, a UPIP e a Policia de Ordem Publica, juntamente com elementos do SINSE/SINFO e do Serviço de Inteligência Militar, deveriam rapidamente prender os manifestantes e lhes colocar ARMAS DO TIPO AKM, tirarem imediatamente  fotografias, convocar de imediato a estação da TPA/Lunda-Sul.


Os Cristãos foram perseguidos por mais de 300 anos, mortes, crucificações, destruições de cidades, entregues como comida para leões, queimados, desterrados, decapitados e muito outros horrores, mais a Igreja continua firme até aos dias de hoje…



Desta forma, haveria matéria para os acusar de terem armas e quererem fazer guerra. Aliás, só, o simples facto de a PGR pronunciar que a presença de Armando Mutondeno com a carta para comunicar a autoridade competente de uma manifestação pacifica já constitui REBELIÃO, isso diz tudo…


A fonte da Policia em Saurimo, disse que esta operação é de total conhecimento do Presidente da República José Eduardo dos Santos e dos responsáveis da Policia Nacional e do próprio MPLA,  que tirariam proveito disso, para fazer uma campanha a comunidade internacional contra o movimento do Protectorado, havendo a hipótese de acusar “O PROTECTORADO DE BOKO HARAM EM ANGOLA”, tal como aconteceu em 2010 em Cabinda com a comitiva de TOGO aos jogos do CAN.


A fonte disse que, havia um segundo plano, o de introduzir Armas em casas de membros do protectorado em Saurimo, uma formula que o MPLA bem domina desde a guerra civil Angolana com a FNLA acusada de serem canibais, tentativa que foi frustrado no pretérito ano de 2014 em Cafunfo quando a policia local, colocou armas obsoletos a um grupo de 7 jovens, e acusados de serem do Protectorado.


De acordo com a fonte, existe uma série de outros planos acusatórios contra o Movimento do Protectorado, falta é a oportunidade de coincidências dos factos, para que as acções tenham lugar.


A presença do Secretario Regional Armando Mutondeno na Unidade Prisional, é um assunto politico, a sociedade não pode estar calada, sobretudo o Lunda Tchokwe – Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte.



A liberdade e dignidade de um povo não tem preço, o movimento do Protectorado já demonstrou ao Mundo que o processo é pacifico e educado, ou seja civilizado, esta a chegar a hora em que as mãos fortes e os joelhos se tornarão fracos, com silêncio ficamos, como mudo nos tornamos ao longo dos últimos 40 anos, mesmo vivendo com o mal, agora vem o momento da cobrança, olho por olho, dente por dente e não daremos tréguas com as intimidações…