quinta-feira, 5 de maio de 2016

GOVERNO PROVINCIAL DA LUNDA SUL ACABA DE PRENDER O SECRETARIO REGIONAL DO PROTECTORADO , TUDO POR CAUSA DE UMA CARTA DE PEDIDO DE MANIFESTAÇÃO POPULAR

GOVERNO PROVINCIAL DA LUNDA SUL ACABA DE PRENDER O SECRETARIO REGIONAL DO PROTECTORADO , TUDO POR CAUSA DE UMA CARTA DE PEDIDO DE MANIFESTAÇÃO POPULAR



Armando Mutondeno, Secretario Regional do Protectorado em Saurimo, esta preso neste momento no Comando Provincial da Policia Nacional, por ter levado uma carta a senhora Governadora Candida Narciso de pedido de Manifestação Popular para exigir diáloga com o Governo de Angola sobre Autonomia  da Nação Lunda Tchokwe.


A Carta em anexo, que o Sr Armando Mutondeno levou ao Gabinete da senhora Governadora é o motivo pelo qual esta agora preso no Comando da Policia Nacional em Saurimo.


O simples facto de levar uma carta ao Governo Provincial não pode constituir um crime, até porque a reivindicação do processo do protectorado Lunda Tchokwe não é um crime, pedimos a imediata soltura do Secretario Regional do Movimento na Lunda-Sul.


Eis o teor da carta:


À
Exma senhora
Candida Teixeira Narciso
Governadora da Lunda – Sul
SAURIMO


ASSUNTO: MANIFESTAÇÃO PACIFICA PARA EXIGIR DIÁLOGO SOBRE AUTONOMIA LUNDA TCHOKWE, NOS TERMOS DO ARTIGO 47.º LC DE ANGOLA.

C/C.:
ü  Parido MPLA
ü  Partido UNITA
ü  Partido CASA-CE
ü  Partido PRS
ü  Partido Bloco Democratico
ü  Comando Provincial da Policia Lunda-Sul
ü  Igrejas
ü  Corte do Muatchissengue Watembo
ü  Presidência do Protectorado



Nos termos do artigo 47.º da constituição de Angola de 2010, Vista e aprovada pela Assembleia Constituinte, aos 21 de Janeiro de 2010 e, na sequência do Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 111/2010, de 30 de Janeiro, aos 03 de Fevereiro de 2010. Promulgada em 05 de Fevereiro de 2010 pelo senhor Presidente José Eduardo dos Santos e da Lei sobre o direito de reunião e das manifestações, Publicada no Diário da Republica n.º 20, I Série de 11 de Maio de 1991, vimos informar vossa excelência que o Secretariado Regional do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, vai realizar “Manifestação Pacifica no Sábado dia 21 de Maio de 2016, pelas 10 horas no Largo do 1.º de Maio em Saurimo”.



Esta manifestação pacifica tem como objectivo, exigir do Governo de Angola, “Diálogo imediato com a Liderança do Movimento do Protectorado sobre Autonomia da Lunda Tchokwe – Kuando Kubango, Moxico e o antigo distrito da Lunda”.


A constituição de Angola de 2010, diz no artigo 47.º o seguinte: (Liberdade de reunião e de manifestação) , 1. É garantida a todos os cidadãos a liberdade de reunião e de manifestação pacífica e sem armas, sem necessidade de qualquer autorização e nos termos da lei. 2. As reuniões e manifestações em lugares públicos carecem de prévia comunicação à autoridade competente, nos termos e para os efeitos estabelecidos por lei.



Desta feita, vimos comunicar  previamente a V/Excia como autoridade competente do Governo da Lunda-Sul para as devidas formalidades. Sem mais outro assunto de momento, alta estima e consideração.


Saurimo, aos 5 de Maio de 2016.-


O Secretario Regional


Armando Mutondeno