sábado, 23 de agosto de 2014

POLÍCIA DO REGIME DO PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS DETÉM MANIFESTANTES QUE PEDIAM JUSTIÇA NA LUNDA NORTE


POLÍCIA DO REGIME DO PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS DETÉM MANIFESTANTES QUE PEDIAM JUSTIÇA NA LUNDA NORTE
 
 Um dos detidos afirmou que a polícia não sustentou a razão das prisões
 Coque Mukuta – Voz da América

 A Polícia Nacional deteve na manhã de hoje, 21, cinco jovens que tentavam protestar em solidariedade com as vítimas dos confrontos entre garimpeiros e autoridades policiais na Lunda Norte. Os detidos já se encontram em liberdade.

Francisco Mapanda, Rosa Conde, Laurinda Manuel Gouveia, Rid Miguel e Rolim Rebelo foram detidos na manhã de hoje por tentarem manifestar-se frente à Procuradoria-Geral da Republica.

A polícia apresentou como justificação o facto de o prédio ficar próximo da Presidência da República de Angola, Palácio da Justiça e Assembleia Nacional.

Um dos detidos, Francisco Mapanda, disse à VOA que o grupo pretendia exigir às autoridades uma investigação às denúncias do activista Rafael Marques constantes do seu livro Diamantes de Sangue e sobre os recentes confrontos entre a polícia e garimpeiros nas Lundas.


“Decidimos fazer um protesto contra o que tem acontecido ultimamente nas Lundas e também sobre as denúncias que o activista Rafael Marques fez no seu livro “Diamantes de Sangue” há mais de dois e que estão sem resposta”, contou Mapanda.

O activista disse ainda que as autoridades não sustentaram a razão das detenções.

A VOA tentou contactar a polícia de Luanda, mas sem sucesso.