terça-feira, 22 de abril de 2014

DENUNCIA: REGIME ANGOLANO MANIPULA A CONFERÊNCIA DAS AUTORIDADES TRADICIONAIS LUNDA TCHOKWE EM APOIO AO MOVIMENTO DO PROTECTORADO QUE LUTA A FAVOR DA AUTONOMIA

DENUNCIA: REGIME ANGOLANO MANIPULA A CONFERÊNCIA DAS AUTORIDADES TRADICIONAIS LUNDA TCHOKWE EM APOIO AO MOVIMENTO DO PROTECTORADO QUE LUTA A FAVOR DA AUTONOMIA




Autoridades do Poder Tradicional Lunda Tchokwe, pretendem realizar nos próximos dias uma conferência para apoiar legalidade soberana da luta reivindicativa da Autonomia, defendida pelo Movimento do Protectorado.




A referida conferência teria lugar na localidade histórica do ITENGO Capital de direito transcendental Lunda sob a presença de várias personalidades status “Quo” Muenes, Muatas, Regedores, sobas e famílias reais do mosaico étnico linguístico da Lunda Tchokwe, desde o Kuando Kubango, Moxico, Bié e a Lunda Sul e Norte.





O regime do Presidente José Eduardo dos Santos, na testa de alguns vendidos filhos daquele território, beneficiários dos serviços secretos do regime, SINSE/SINFO, tomaram o conhecimento da realização da referida conferência ou encontro de apoio da luta reivindicativa, estão agora a manobrar as intenções iniciais do encontro.



Estão a obrigar os organizadores com o objectivo de no encontro contrariarem as intenções de apoio ao Movimento do Protectorado, para favorecerem o regime.



O Regime quer que a Autoridade Tradicional apareça a favor do governo e diga que eles estão contra qualquer Autonomia da Lunda Tchokwe.



Para o efeito, o regime já preparou a senhora Maria Karaji e outros que já se encontram em Saurimo com o objectivo de passar casa por casa de regedores para os convencerem a favorecerem o regime.




Maria Kariji, com-participante em apoio do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, tendo abandonado a gloriosa organização em 2009 a favor do regime com compensação de meios ínfimos de 50 mil dólar desde então a mesma tem-se empenhado a todo o custo para ver o fim da reivindicação; esteve em várias campanhas contra o movimento, por causa desta sua campanha, foi recebida pelo Vice-presidente do MPLA Roberto de Almeida e pelo Ministro Bornito de Sousa, para além de possuir familiares naquele Ministério ligados a questões das Autoridades Tradicionais, que ela aproveita para enganar os Sobas…



Catoca e alguns pequenos comerciantes em Saurimo foram contactados para apoiarem algumas iniciativas do regime, como abastecimento de alimentação, ofertas em dinheiros e para alguns regedores VIATURAS e outros bens.



A nossa fonte diz que, o convite que as autoridades do poder tradicional endereçaram ao Presidente do Movimento do Protectorado Eng.º José Mateus Zecamutchima, para se fazer presente ao encontro de apoio é uma simulação do SINSE/SINFO sob orientação superior de LUANDA com a colaboração da Governadora Cândida Narciso, como objectivo surpreenderem o Presidente do Movimento com a posição desfavorável dos Muananganas.



A TPA, RNA, ANGOP e o Jornal de Angola já foram afinadas, para surpreender a sociedade angolana e a comunidade internacional com as possíveis declarações pró governo dos Regedores, com isso José Eduardo dos Santos, estariam em condições de perseguir tenazmente os activistas e membros afectos ao movimento reivindicativo da Autonomia da Nação Lunda Tchokwe.



José Eduardo dos Santos, sempre por suas manobras maquiavélicas, quanto realiza viagens ao estrangeiro, procura criar varias situação menos éticos em Angola para desviar as atenções da comunidade Internacional e precisamente esse é a intenção de fazer acontecer mais uma destas situações na véspera da sua visita a 29 de Abril a França, onde os Jornalistas daquele país esperam com a oportunidade de lhe perguntarem a “Questão Reivindicativa da Autonomia da Nação Tchokwe” e ele poder responder, que as autoridades tradicionais da Lunda Tchokwe, já fizeram as declarações publicas a favor do governo e a nossa comunicação social já mostrou isso ao mundo, a pretensão de convencer todo o mundo de que Angola  e Lunda é um só povo  e uma só nação, na realidade Ndongo é diferente da Lunda.



José Eduardo dos Santos vai evitar que na Alemanha ou Portugal voltem a fazerem-lhe a mesma pergunta.  




 A referida reunião terá lugar no próximo dia 26 de Abril, conforme denunciamos na localidade do ITENGO a cerca de 50 Km a norte da cidade de Saurimo. Entre os convidados; vem do Bié o Regedor Muandumba, do Moxico o regedor Kanhengue, entre os Muatchikuata, Nanguanza, Thumba, Litenda, Samulondo, etc.



O anfitrião do encontro é Muene Muatchissengue Watembo Muatxitambuia, que vai responder pelos bons ofícios a favor da Governadora Cândida Narciso, por esta ter colocado o médico pessoal de nacionalidade Russa a disposição de Muatxitambuia, e ter intermediado junto de José Eduardo dos Santos sobre outros benefícios, tem como Secretario o senhor Afonso Mukulo.



Qualquer declaração dos Muananganas a favor do regime e contra o Movimento do Protectorado, não passará duma encenação teatral do que o regime do Presidente José Eduardo dos Santos, já nos habituou, quanto compra alguns esfomeados e garimpeiros da oposição politica de Angola que aparecem na TPA, RNA, ANGOP e no Jornal de Angola, aparentemente arrependidos por terem escolhidos erradamente a UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA e depois desaparecem para nunca mais aparecerem.




O processo LUNDA TCHOKWE, é muito sério, já passou qualquer tipo de manobras, de corrupção ou perseguições, porque já foi entregue ao CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU.