domingo, 13 de janeiro de 2013

ANTÓNIO BENTO BEMBE, SEDH, ACUSA ACTIVISTAS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE TEREM COMETIDO OUTROS CRIMES


ANTÓNIO BENTO BEMBE, SEDH, ACUSA ACTIVISTAS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE TEREM COMETIDO OUTROS CRIMES





O Sr. Secretario de Estado dos Direitos Humanos, António Bento Bembe, para inocentar-se e agradar as astucias politicas da sua superior hierarquia do regime angolano que continua oprimindo ilegalmente os cidadãos Lunda tchokwe que revindica a autodeterminação autónoma daquele território, disse segunda-feira dia 7 de Janeiro de 2013 na Voz de América que desconhece o processo dos Activistas do Protectorado Lunda Tchokwe e nega ter prometido alguma intervenção para a soltura dos mesmo, ao mesmo tempo culpabiliza os nossos paisanos de serem autores de diversos crimes, dos quais estão condenados sem o julgamento e prova, no debate de rádio em que o Eng.º José Mateus Zecamutchima Presidente da CMJSPLT teve direito ao microfone daquela estação Emissora, órgão oficial do Governo Americano.




O Sr António Bento Bembe, SEDH, por ignorância desconhece também em que condição foram soltos os outros 34 Activistas do Protectorado Lunda Tchokwe, incluindo o destituído ex-dirigente em Julho de 2011, que ele Sr. Bento Bembe esta querendo reabilitar, querendo ser beligerante em um assunto que não é da sua competência, ou seja o processo interno do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe em Defesa de Autonomia é da inteira responsabilidade dos Lundas que não precisam de palpites de ninguém.




A soltura dos 34 Activistas do Manifesto do Protectorado da Lunda Tchokwe, deveu-se a um “RECURSO DE HABEAS CORP” interposto no Tribunal Supremo no dia 14 de Janeiro de 2011, pelo Advogado Dr David Mendes, da Associação Mão Livres (ver publicação DW dia 15/02/2011, http://www.dw.de/lundas-greve-de-fome-pelos-direitos-humanos/a-6439242), por causa de excesso de prisão preventiva em que os mesmos se encontravam (2009-2011), com balanço negativo, a morte na cadeia do Conduege em situação não esclarecida no dia 3 de Outubro de 2010 do Activista Muatxihina Bonifácio Chamumbala, enterrado sem consentimento da sua família e nunca ter sido julgado.





O processo “PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE”, tem respeitado Advogados, Dr. Marcolino Moco e Dr. David Mendes, se não fosse a má-fé do poder judiciário angolano, estes valorosos filhos e activistas Lundas, já teriam estado em liberdade incondicional, faz tempo.




O senhor Secretario de Estado para os Direitos Humanos da Republica de Angola, não tem informações com pormenores sobre a “QUESTÂO DA NAÇÃO LUNDA TCHOKWE” e a defesa da sua Autonomia, aliás seria Independência, como também não tem informações concretas acerca das prisões ilegais dos referidos Activistas Políticos e não só.




Assim, passamos publicamente a descrever como tudo aconteceu; no dia 27 de Abril de 2009, a polícia em Lucapa raptou o Activista Sérgio Augusto, Processo N.º 3668-B/2009, foi julgado dia 21 de Junho de 2009, sem a presença do Advogado de defesa, na altura o Sr Dr Alberto Waca e condenado a 4 anos de prisão efectiva pelo artigo 26º da Lei 7/78 por “Crimes contra a Segurança do Estado”, lei revogado em 2010 pela Assembleia Nacional de Angola.




No dia 17 e 19 de Fevereiro de 2010, os Activistas José MutebaSebastião Lumani e António da Silva Malendeca, foram convidados na Administração do Nzaji, Lunda-Norte, para darem explicações de rotina sobre o Movimento do Protectorado, nunca mais voltaram para as suas casas, foram conduzidos para a cadeia, Processo N.º 3812-A/2010, foram julgados sem a presença do Advogado de defesa no dia 21 de Setembro de 2010 e condenados pelo artigo 26º da Lei 7/78, por 4 e 6 anos de prisão efectiva respectivamente.




No dia 9 de Outubro de 2010, o Comando Provincial da Policia da Lunda-Norte raptou no Dundo o Activista Domingos Henrique “Samujaia”, que se encontrava naquela cidade em visita familiar, Processo N.º 4381-B/2010, julgado e condenado por 3 anos de prisão efectiva no dia 10 de Março de 2011, sem a presença do Advogado de defesa, também pelo artigo 26º da Lei 7/78.





No dia 8 de Janeiro de 2010, o Comando da polícia militar da Presidência da Republica raptou na via pública em Viana – Luanda, mais de 10 Activistas que se faziam transportar numa viatura Toyota Litehiace, 10 dias mais tarde libertaram 8 Activistas, enquanto duas pessoas permanecem na Comarca de VIANA até 14 de Dezembro de 2010, quando foram postos em liberdade condicional os Activistas Alberto Cabaza e Domingos Muatoyo, processo N.º 29/2010, processo por julgar.




No dia 17 de Fevereiro de 2012, o Comando Municipal da Policia de Lucapa rapta novamente os Activistas Eugénio Lopes Mateus e Alberto Mulozeno, julgados sem a presença de Advogados no dia 13 de Julho de 2012, sob o processo N.º 9321/2012, um ano de prisão efectiva, pelo artigo 21.º da nova lei sobre os Crimes contra a segurança do estado.




Em Abril de 2012, uma Delegação da AMNISTIA INTERNACIONAL visitou Angola para se inteirar da violação dos direitos humanos, teve contactos com a CMJSPLT (http://protectoradodalunda.blogspot.com/2012/04/presidente-do-manifesto-do-protectorado.html publicação do dia 17/04/2012) e visitou a província ou o Estado de Cabinda para a verificação das questões de Activistas da FLEC, movimento que o Sr António Bento Bembe um dos dirigentes que em 2006 negócios o acordo com o regime de Luanda, não pode ignorar nem banalizar a questão dos Activistas da Lunda Tchokwe nas prisões.




 A Amnistia Internacional e outras Organizações de defesa dos direitos humanos, já emitiram ao longo de 2009 á 2012, vários relatórios sobre a questão dos Activistas do Protectorado da Lunda Tchokwe encarcerados ilegalmente nas cadeias do regime usurpacionista do regime de Luanda, que o senhor SEDH e o seu pelouro já deveriam ter conhecimento.




Estamos a desafiar Angola, Africa e o mundo que jamais, mas jamais mesmo, nem com as mortes selectivas, perseguições, prisões, desvios, torturas, humilhações, os Lundas Tchokwes irão mais recuar como aconteceu entre 1950 á 2006, com ATCAR,COGNAT e outras associações conhecidas que desapareceram. O regime pode comprar traidores Lundas, mas a revolução vai continuar o seu caminho imparável rumo a recuperação da dignidade e da autodeterminação ao lado dos povos amantes da PAZ. Perante os factos os nossos gloriosos homens vestidos da razão triunfante oprimidos nas cadeias do regime já mais renderam-se mesmo com a pressão corrupta ocupacionista do regime transitório, querendo ou não a auto determinação dos Lundas é um facto naturalmente irreversível.



COMISSÃO AFRICANA DOS DIREITOS HUMANOS




A CMJSPLT já tem criada as condições para transitar em 2013 o processo continuado da ilegalidade dos Activistas Políticos, nas prisões do regime Angolano para a Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos e, vamos apelar à intervenção e apoio de organizações de direitos humanos Nacionais de Angola e Internacionais, para ajuntarem a sua voz apoiando sem reservas a causa LUNDA TCHOKWE.