quinta-feira, 12 de julho de 2012

O KIMBERLITO DE CATOCA PRODUZ (72,8%) DE TODOS OS DIAMANTES COMERCIALIZADOS EM ANGOLA


O KIMBERLITO DE CATOCA PRODUZ (72,8%) DE TODOS OS DIAMANTES COMERCIALIZADOS EM ANGOLA



Uma fonte digna que acompanha o dossier “DIAMANTES EM ANGOLA”, confirmou nos, que o Kimberlito de Catoca a escassos 30 Km a norte da cidade de Saurimo, produz mais de (72, 8%) do volume de todos os diamantes produzidos em Angola, contrariando desta forma o pronunciamento feito pelo Sr Presidente da Republica Eng.º José Eduardo dos Santos, no dia 9 de Março de 2012, no Dundo quando disse que: “os diamantes produzidos na Lunda, não valiam absolutamente nada para a construção da estrada entre Xá-Muteba até Saurimo, desta ao Luena ou até o Dundo”.


Os projectos mais produtivos são Kamutue 1 e 2, produz 300 milhões de dólares/ano, Luó produz 228 milhões de dólares/ano a mina do MPLA, Kamatchiya e Kamajiko produzem 25 milhões de dólares/ano, Lumina produz 240 milhões de dólares/ano, ambos estes projectos superam um total de mais de 800 milhões de dólares ano, será facilmente bem calculado o valor dos 72,8% que Catoca produz anualmente.


A nossa fonte na altura, não havia fornecido os resultados dos Projectos CATOCA, TCHITOTOLO, SML, Projecto Cuango, Alto Cuilo, Projecto Luangue, Lunguena, etc., hoje temos os dados de CATOCA.


Proximamente serão lançados os dados dos projectos TCHITOTOLO, SML, Projecto Cuango, Alto Cuilo, Projecto Luangue, Lunguena, e outros.


CATOCA esta hoje entre os 4 Kimberlitos mais produtivos do Mundo, a sua produção supera o imaginável, vende para EUA, RUSSIA, CHINA, ARABIA SAUDITA, PORTUGAL, REINO UNIDO, AFRICA DO SUL, BRASIL entre outros países.


O orçamento do Estado de 2009/2010 para aquela região foi de USD 428.409.705,21, muito inferior as receitas brutas de cerca de USD 800 milhões anuais de um par de Projectos Mineiros de senhores Generais, do MPLA e da família do Presidente da República.


O povo Lunda Tchokwe continuara a enfrentar essas injustiças, humilhações, penalizações, exploração massiva do seu solo, dominação total e cruel do regime instalado em Luanda?..até quando?..as reivindicações civilizadas do mero ESTATUTO REIVINDICADO PELA COMISSÃO DO MANIFESTO JURÍDICO SOCIOLÓGICO DO PROTECTORADO DA LUNDA, é respondida com prisões e mortes.  Os assassinatos nas Lundas silenciando seus povos enquanto se açambarcam os diamantes em benefício do mandante e de alguns dos seus generais....continuam a olhos nus da comunidade.


O  Lunda Tchokwe sabe, que ninguém vai dar-nos o que queremos, terá de lutar pelos seus direitos e aspirações. AFINAL A LUNDA ESTÁ AMORDAÇADA E A PRECISAR DE CADA UM DE NÓS.


POR SAMAJONE NA LUNDA