domingo, 4 de setembro de 2011

COMUNA DO LUANGUE ABANDONADO


COMUNA DO LUANGUE ABANDONADO

O Luangue é uma Comuna do munícipio do Lubalo, na Província da Lunda – Norte. Esta comuna está há 140 Km de Saurimo e 505 Km da cidade do Dundo, a capital da província.

Fui para a comuna do Luangue, via Cacolo, a partir do Bairro Tchizeca entre os rios Caliue e o Mussunuege, numa “Estrada –picada” do tempo colonial.

A estrada é picada, porque na prática já não existe, mas esta estrada constava no mapa das 1.ª vias que dá acesso a República Democratica do Congo, porta de saída a região de “SAIMBUANDA” zona de disputa dos governos do Congo e de Angola.

Henrique Augusto Dias de Carvalho, quando foi a Mussumba do Muatiânvua entre 1885 – 1888 enviado pelo Rei de Portugal, passou nesta localidade que hoje é comuna do Luangue.

Para chegar a comuna, passei pelos seguintes bairros; para além do Tchizeca, Samucuale, Saitari, Bumba e, cheguei. Mas a comuna do Luangue tem outros bairros, como Catunga, Nambaxi, Muatchiluange, Capembe, Muhunga, Sacahembe, Sacafutxi e Muxi.

O que a minha vista pode observar durante a minha estadia de 15 dias nestas localidades, é o estado da miséria absoluta e da desgraça total. A falta quase de tudo, escola primaria no Saitari e na Comuna, sem professores, sem condições nem a capacidade de absorver alunos, uma estrutura em construção do futuro Posto de Saúde no Luangue que não terá médico, onde a população recorrem a curandeiros ou quimbandeiros para se tratarem.

Fonte na comuna, disse-me que existe mais de 6000 crianças que não vão a escola por falta destas estruturas (escolas) nos seus bairros.

Transporte, água potável, energias electrica e comércio disso tudo nem falar, até porque as populações socorrem-se ao Congo e fazem o percursso a pé...

MAS QUE IMPORTÂNCIA TEM A COMUNA DO LUANGUE EM ANGOLA?

Luangue é uma Comuna potêncial reserva natural de flora e fauna, fertil em agricultura, pecuária e pesca, mas sobretudo da pessoa humana, o homem do Luangue que não devia ser esquecido e abandonado.

Mas a Comuna é também um jazigo de minerais no seu subsolo, onde prolifera Projectos Mineiros da elite governativa Angolana. Exploram-se diamantes com o Projecto Luangue, Calamba, Ngombo, Catanda, Lupiri e outros. Nenhum destes projectos mineiros se dignou a apoiar ou criar algum posto de saúde, alguma escola primária nos distintos Bairros que carece delas para não falar de outros serviços básicos.

Pior ainda, estes projectos de exploração mineira de diamantes da comuna do Luangue, não emprega a mão de obra local.

O que me chamou atenção, todos os bairros que visitei encontrei bandeiras de Partidos MPLA, UNITA e PRS. Muito destas populações teram votado nestes Partidos em 2008, porque hoje estes Partidos esqueceram estes BAIRROS e a Comuna?

O que se espera daquela rica comuna com o seu bem estar no campo da saúde, educação e outros serviços básicos a população se as próprias autoridades administrativas ( Administrodores) estão alojadas em escombros de lojas deixadas pelos comerciantes Portugueses ?..

Em Saurimo por
Viagem Muautende Keshi Meso
E-mail:vkmkeshi69@hotmail.com