domingo, 28 de abril de 2019

AGENTES DE SEGURANÇA MINEIRA DA DSL, ATINGE MORTALMENTE 3 CIDADAOS E UM NUMERO INDETERMINADO DE FERIDOS NO RIO KAMBAU EM CALONDA, LUNDA – NORTE


AGENTES DE SEGURANÇA MINEIRA DA DSL, ATINGE MORTALMENTE 3 CIDADAOS E UM NUMERO INDETERMINADO DE FERIDOS NO RIO KAMBAU EM CALONDA, LUNDA – NORTE


Calonda, 28/04 – Esta acção brutal teve lugar esta noite na localidade do rio Kambau em Calonda, adstrito ao município de Lukapa na Lunda – Norte, quando elementos pertencentes a empresa de segurança mineira DSL, por volta das 2 horas da madrugada dispararam indiscriminadamente contra um grupo de elementos garimpeiros que se encontrava no local, tento atingido mortalmente 3 cidadãos e um numero indeterminado de feridos, outros encontra-se perdidos nas matas e no rio, de acordo com uma fonte ligada a Policia que pediu anonimato.

A localidade de Calonda tem aproximadamente 35000 habitantes, que são 99% desempregada porque a Comuna não possui absolutamente empresas públicas ou privadas e muito menos alguma fábrica ou sequer um mercado.

A fonte disse que o Gerente da DSL em Calonda conhecido pelo nome de PAIM, terá recrutado elementos vindos do Sul de Angola, e tem sido o carrasco e o mandante das atrocidades que acabam sempre em mortes.

Neste momento o mesmo esta escondido no Comando da Policia de Calonda, porque teme a retaliação da população local, enquando que, a policia vem dando falsas informações de que foram elementos das FAA, o que não é verdade.

A Policia alega que o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, terá exarado um decreto que ordena matar na Lunda Tchokwe qualquer cidadão que for encontrado no garimpo, a ser verdade a sociedade que julguem este “modus operandi” do regime do MPLA na Lunda desde 1975.

Neste mesmo rio Kambau, em 1985, o Governo Angolano assassinou perto de 3000 cidadãos, que eram garimpeiros, tento as FAPLA naquela altura utilizado equipamento militar de ultima geração vinda da ex-URSS, Helicópteros e MIG21, a justificação era a de que estava a combater elementos da UNITA.

A polícia deslocou esta manhã para a localidade de Kambau com o objectivo de retirar os corpos dos malogrados, alguns dos feridos que conseguiram chegar em Calonda já foram evacuados para o Hospital Municipal de Lukapa.


Por Evandro Martins em Calonda