segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A IMPORTANCIA DA JUPLE COMO BALUARTE NA DEFESA DA NOBRE CAUSA LUNDA TCHOKWE A SUA AUTODETERMINAÇÃO – COMO ESCÓCIA!..

 A IMPORTANCIA DA JUPLE COMO BALUARTE NA DEFESA DA NOBRE CAUSA LUNDA TCHOKWE A SUA AUTODETERMINAÇÃO – COMO ESCÓCIA!..


O papel da nossa Juventude na política é de extrema importância para o alcance da vitória da nossa luta Autonomista como o Reino da Escócia da Inglaterra.


Se olharmos para trás, nos relembraremos que todas as importantes mudanças e conquistas operadas no mundo inteiro contaram com a participação decisiva da Juventude, esta formula não é contraria ao Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe que tem a JUPLE  como seu baluarte na defesa da nobre causa Lunda Tchokwe para o alcance da nossa Autodeterminação, como a Escócia no Reino Unido, um direito natural, histórico e jurídico.


É importante que a própria Juventude, filiada e não filiada na JUPLE - Juventude Patriótica Lunda Tchokwe, comecem, desde a escola, a se interessar pela política actuando direitamente nas comunidades onde se encontram, com as autoridades do poder tradicional, com as Igrejas, cobrando responsabilidades dos nossos responsáveis da Organização Política MPLT, dos Governantes e de outros jovens para se agruparem a justa causa.


Na sociedade de hoje encontramos várias tribos entre a juventude, a mesma que é vista, muitas vezes, como problema e solução para o país. Do mesmo modo que ouvimos expressões do tipo: juventude perdida, viciada, violenta; escutamos frases como os jovens são o futuro do país. Para entender essa juventude é preciso conhecer suas singularidades, o que significa a vida para cada um, os sonhos, desafios e as dificuldades.


É nesse contexto que cada vez mais os movimentos organizados de juventude, ao lado de entidades representativas e instituições acadêmicas, ganham notoriedade por sua força na reivindicação de políticas públicas para os jovens, pautando a agenda governamental nas esferas nacional.


O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, reconhecendo essa importância, enquanto movimento em luta em busca do poder político, não deu espaço para a elaboração de um projecto de políticas para a Juventude do Reino Tchokwe, portando a sua execução practica depende do ganho dos Poderes Políticos da nossa Autonomia.


Esse esforço aponta uma nova direção e um novo desafio para a juventude Lunda Tchokwe nas fileiras da JUPLE, que é a organização e a participação política dos jovens neste instrumento criado pelo Movimento do Protectorado.


A Juventude será chamada nos próximos tempos para saírem  às ruas em busca do direito natural, através de manifestações e do engajamento direito com as nossas populações para se organizarem em torno do Movimento, acto fundamental para o pleno exercício da democracia.


Actualmente, a juventude é a faixa etária com maior número de filhos Lunda Tchokwe e precisa estar presente em todas as instâncias de necessidades da vida do povo para enfrentar os desafios existentes e ter condições de criar bases para o desenvolvimento do país. Por isso, é fundamental que nossa juventude se organize, participe diretamente da política e pratique a democracia participativa.


A juventude de hoje é a peça-chave para criar uma
“Sociedade melhor no futuro”


Por isso, os Dirigentes da JUPLE em colaboração com a liderança do Movimento do Protectorado precisaram trabalhar para que a juventude não abdique de potencializar energias para a participação cidadã e do seu papel transformador. É importante que os jovens tenham a consciência de que se tornando apáticos e céticos em relação à política, esta nunca será renovada.


Os jovens precisam ver na política a possibilidade de construir uma nova Lunda Tchokwe – Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte por meio da manifestação de sua vontade tornando-se fundamental para a mudança e transformação de tudo que temos visto até hoje.


São metas que precisam ser alcançadas pelos jovens e adolescentes de hoje para a promoção de adultos bem sucedidos no futuro do povo Lunda Tchokwe quando aceder a sua Autodeterminação a breve trecho como a Escócia.


Ao lado desta participação da Juventude, no Movimento do Protectorado defendemos que é necessário que o futuro Poder Político e público a se instalar na Lunda Tchokwe venha a valorizar a participação dos jovens na construção de seu futuro, ajudando a prepará-los para lidar com problemas específicos em áreas como a educação, a saúde, o meio ambiente, o emprego e o lazer, inserindo-os em todas as etapas do processo da luta e de tomada de decisões sobre o nosso futuro comum.


Afinal, os jovens são um dos mais importantes recursos humanos para o desenvolvimento e podem ser agentes essenciais de inovação e de mudanças sociais positivas de qualquer sociedade, sobretudo aquelas democráticas e de direito.


Somente assim conseguiremos mudar o rumo da luta da nossa autodeterminação!..