sábado, 20 de fevereiro de 2016

TENDÊNCIAS INDEPENDENTISTAS GANHAM FORÇA EM ANGOLA

TENDÊNCIAS INDEPENDENTISTAS GANHAM FORÇA EM ANGOLA


Ao mesmo tempo que decorrem manifestações promovidas pelo Movimento  do Protectorado Lunda Tchokwe, que reclama a autonomia da região, a Frente de Libertação do Estado de Cabinda anuncia a retoma da via militar.




O Movimento Protectorado Lunda Tchokwe (MPLT) promoveu, esta quarta-feira (17.02), uma manifestação na localidade diamantífera de Cafunfo, para exigir mais uma vez a autonomia das Lundas. “Ao longo de 2014 e 2015, enviamos cartas ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a dizer que iríamos começar com manifestações em toda a extensão da Lunda”, afirma José Mateus Zecamutchima , presidente do MPLT.



Apesar das múltiplas tentativas de tentar chegar a um acordo com o Governo angolano, o MPLT não obteve qualquer resposta. “Já endereçamos mais de 20 cartas à Presidência da República e a Sua Excelência, o Presidente angolano José Eduardo dos Santos, e, até hoje, não tivemos nenhuma resposta. Até este momento, a nossa luta tem sido em encontrar uma solução interna, através de mediadores nacionais e sem envolver a comunidade internacional.



É o Governo de Angola que não está a corresponder à expectativa do povo da Lunda Tchokwe”, diz José Mateus Zecamutchima.



Em resposta à passividade do Governo angolano, o MPLT promete continuar com as manifestações ao longo dos próximos dias e noutras localidades, como Cuando-Cubango, Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte. “Em princípio, todos os nossos secretariados regionais estão orientados para fazer manifestações de 15 em 15 dias”, diz o presidente da organização.



José Mateus Zecamutchima pretende chegar a uma solução interna, sem intervenção da comunidade internacional



Mais informações visite a pagina da DW
FONTE: http://www.dw.com/pt/tend%C3%AAncias-independentistas-ganham-for%C3%A7a-em-angola/a-19061229