quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

REGIME TIRÂNICO E COLONIZADOR DO PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS CONTINUA A VIOLAR OS DIREITOS HUMANOS NA LUNDA TCHOKWE

REGIME TIRÂNICO E COLONIZADOR DO PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS CONTINUA A VIOLAR OS DIREITOS HUMANOS NA LUNDA TCHOKWE


O Núcleo de estuda da violência do Secretariado dos Direitos Fundamentais e Humanos do Movimento do Protectorado, em recente relatório referente ao II semestre de 2015, denúncia as vítimas mortas e não só, ocorridos em toda a extensão territorial da Nação Lunda Tchokwe, a maioria dos casos sem esclarecimento da autoridade da Policia Nacional nem um criminoso preso, nem uma única pronúncia publica das autoridades governamentais afectos ao regime tirânico e colonizador.


A seguir,  lista de algumas vítimas de tais ocorrências:



Em Junho de 2015, misteriosamente desapareceram 174 cidadãos Nacionais Lunda Tchokwe, que dias antes haviam sidas recolhidas pela Policia de emigração como ilegais estrangeiros em zonas de exploração de diamantes. Não obstante a este macabro episódio, outros casos ocorrem cujo autores podem ser agentes de instituições do Estado, Privados ou desconhecidos.


1.- No dia 9 de Julho de 2015; elementos supostamente afectos a forças de Segurança, agrediram e torturaram o cidadão Neta Jeremias na localidade de Xamiquelengue ao município de Capenda Camulemba.


2.-  No dia 3 de Agosto de 2015, elementos afectos a empresa de Segurança Privada ALFA5 pertencentes ao Projecto Mineiro de Adolfo Muteba; torturaram junto do rio Kabutua ao município de Capenda Camulemba, o cidadão Armando Fonseca, que não morreu por um milagre.



3.- No mesmo dia 3 de Agosto de 2015, os mesmos Seguranças da ALFA5 pertencentes ao mesmo Projecto Mineiro de Adolfo Muteba, atingiram com uma bala um outros cidadão Pires António, que também saiu com vida.


4.- No dia 8 de Agosto de 2015, Agentes da Policia Nacional, atropela mortalmente na cidade de Dundo o cidadão Nacional Lunda Tchokwe; Edmar Pascoal Júnior Xananga, de 21 anos de idade, natural de Chitato, Bairro Maboi, filho de Pascoal Xananga e de Maria da Conceição Nalulica; o agentes que o atropelou Wilson e a PN não assumiu o caso até hoje.

5.- No dia 9 de Agosto de 2015, na vila do Luzamba, município do Cuango, foi encontrado um cadáver em estado avançado, sem identidade com seus haveres pessoais.


6.- No dia 15 de Agosto de 2015, cidadão nacional Russo Mutia, de 33 anos de idade, foi encontrado morto no Bairro Lucola ao Município de Xá Muteba, seus assassinos nunca foram encontrados pela Policia, o caso continua sem esclarecimento.


7.- No dia 7 de Setembro de 2015, o agente da Policia nacional do Posto Móvel no Bairro Bala-bala em Cafunfo; mata a pancadaria e tortura o cidadão Cardoso Derge, de 23 anos de idade, no próprio posto policial, o mesmo era natural de Camaxilo e residia temporalmente em Cafunfo.


8.- No dia 7 de Novembro de 2015, cidadão Paulino Manuel Adolfo, de 17 anos de idade, natural de Luzamba Cuango, por reclamar salários no Projecto Muteba, foi atingido mortalmente pelo agente da Empresa ALFA5.


9.- No mesmo dia 7 de Novembro de 2015, um outro cidadão Pedro Kiluange, de 21 anos de idade, foi também atingido com uma bala no pescoço pelo mesmo agente de Segurança do ALFA5 Projecto Muteba.


10. Também o cidadão José Pascoal Tximwanga, de 68 anos de idade, que havia sido atingido pelo mesmo agente da ALFA5, acabou morrendo dias mais tarde no Hospital Provincial de Malange.



11.- No dia 12 de Novembro de 2015, foi encontrado um cadáver em um saco sem identidade na localidade denominada 820 a cerca de 4Km da vila de Cafunfo e a escassos metros do controlo da Policia nacional.

12.- No dia 13 de Novembro de 2015, desapareceu misteriosamente a cidadã Muandose Txiconde, de 50 anos de idade, natural de Capenda Camulemba no Bairro Honde, o seu desaparecimento aconteceu a escassos 6 Km da sede do Município.


13.- No dia 14 de Novembro de 2015, foi encontrado um outro cadáver sem identidade junto a lagoa ao Km 4 da vila de Cafunfo, no troço que liga ao município do Cuango.



14.- No dia 29 de Novembro de 2015, Jeremias Tito Muatxissaco, por não ter pago 10.000,00 Kz a Policia nacional, enquanto se dirigia a uma oficina de reparação de Motorizadas, foi brutalmente espancado e quase perde membros superior, autor agente Osvaldo Alberto Caximba.


15.- No dia 4 de Dezembro de 2015, Júlio Suete, de 29 anos de idade, natural de Camaxilo, nascido aos 4 de Novembro de 1987, encontrado morto no bairro André ao município de Xá Muteba, a Policia nada faz para encontrar os assassinos.


16.- Na localidade do Nzaji, a Policia Nacional matou cidadão Lucas João, de 25 anos de idade,  no bairro Xico Carreiro, no mesmo dia 4 de Dezembro de 2015.


17.- No dia 14 de Dezembro de 2015, João Issungue, foi espancado e torturado sem motivo nem crime pela Policia nacional, Posto Móvel do Bairro Bala-Bala em Cafunfo.


18.- No dia 17 de Dezembro de 2015, cidadão Zeca Muadandji, de  28 anos de idade, natural do Cuilo, e residia temporalmente no Bairro Ngana André ao município de Xá Muteba, foi encontrado morto, até a presente data a Policia local nunca esclareceu o caso.


19.- No dia 24 de Dezembro de 2015, Silva Joaquim, de 25 anos de idade, Espancado e torturado pela Policia Nacional, sem motivo, sem crime no bairro Terra Nova em Cafunfo.


20.- No dia 25 de Dezembro de 2015, Agostinho Muandonga, de 46 anos de idade, natural de Caungula, espancado e torturado por meliantes  a escassos 300 metros do Posto Móvel da Policia Nacional do bairro Bala-Bala em Cafunfo.


21.- No dia 27 de Dezembro de 2015, o cidadão Armando Likuwenu, de 31 anos de idade, espancado e torturado pela Policia da Guarda Fronteira na ponte do rio Cuango, “Ponto Zero”, por não ter 500,00 Kz para pagar portagem pessoal na referida ponte como é de costume nesta localidade.


22.- No dia 29 de Dezembro de 2015, um adolescente de apenas 15 anos de idade, Bento Muapelende, foi encontrado morto e amarrado em Cafunfo.


23.- No dia 31 de Dezembro de 2015, um outros adolescente de apenas 19 anos de idade, Evaristo Daniel, baleado com tiro de pistola por soldado das FAA, conhecido por “Katululuca”, sem motivo no bairro Ngulue em Cafunfo.

24.- Dois casos que chogaram a cidade do Luena no Moxico; em Dezembro foi encontrado um cadáver do sexo feminino em estado avançado por detrás do cemitério municipal e um outro corpo no rio Lumeji, ambos casos sem esclarecimento da Policia Nacional ou de órgãos da Policia de Investigação Criminal.


Todos os casos relatados no relatório a que temos vindo a citar, nenhum teve envolvimento da Autoridade Competente da Policia nacional ou das Administração dos Governos Provinciais ou Administrações Municipais. Os autores materiais identificados em alguns assassinatos citados, nenhum deles se encontra presos.




A Policia local acompanhou todos os casos aqui relatados, parece-nos que, não existe preocupação de órgãos do regime tirânico quando se trata do Povo Lunda Tchokwe, por isso é que a impunidade convive nas ruas.