terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

GOVERNO TIRANICO JES/MPLA PRENDE AUTORIDADE DO PODER TRADICIONAL ACUSANDO-OS DE SEREM QUIMBANDEIROS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE

GOVERNO TIRÂNICO JES/MPLA PRENDE AUTORIDADE DO PODER TRADICIONAL ACUSANDO-OS DE SEREM QUIMBANDEIROS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE


A  Policia do regime tirânico e colonizador de JES/MPLA, do Comando Municipal do Cuango, prendeu esta segunda-feira 22 de Fevereiro do corrente,  na localidade de Cafunfo 4 Membros da Autoridade do Poder Tradicional e pertencentes a Corte Lunda Tchokwe, pesa sobre eles a acusação de serem “Quimbandeiros”, do Movimento do Protectorado, por estar a tirar feitiço a membros do MPLA local.


Trata-se dos  seguintes“Miananganas”:

1.- Filipe Txissua Cahapa, Soba;
2.- Alberto Maquela, do Corte;
3.- Munda Gingongo, do Corte;
4.- Lindo Novais Eduardo, igualmente.

Estes membros  da autoridade do Poder Tradicional Lunda Tchokwe, foram os responsáveis que nas últimas semanas, envolveram-se com a Sua Majestade Rainha Muana Cafunfo, na localidade de Cafunfo, Cuango, Caungula a receberem feitiço a vários cidadãos que na sua maioria são militantes do MPLA e alguns deles Pastores de Igrejas.


A acção não agradou o Governador Ernesto Muangala, ordenou a Administração do Cuango e o Comando local da Policia nacional proceder com a recolha dos mesmos para a cadeia, não havendo como os acusar, inventaram que são do Movimento do Protectorado contra feiticeiros do MPLA.


Sua Alteza Rainha Muana Cafunfo e Muene Capenda Camulemba, ambos da Corte do Muatchissengue Watembo e outras personalidades ou Muananganas estão acompanhar o que se esta acontecer.


De facto este é um processo de fórum tradicional, que não diz respeito as autoridades competentes do Governo, que esta sendo resolvido com anuência da Rainha Muana Cafunfo, do mesmo fórum tradicional.


Todo o cidadão nacional Lunda Tchokwe, é na sua essência membro do Protectorado, porque os tratados celebrados com Portugal e reconhecidos pelas potências presentes na Conferência de Berlim de 1884 – 1885;  não excluíram etnia nenhuma  parte integrante da Nação Lunda Tchokwe: Kuando Kubango, Moxico e o distrito militar da Lunda.



Entre 2011 á 2015, a localidade de Cafunfo registou mais de 12.000 doze mil óbitos, que as autoridades sanitárias atribuíram-nas, a doenças diarreicas, respiratórias, sarampo, paludismo e outras, mas que as autoridades do poder tradicional, associou este fenómeno a feitiçaria, tal como os assassínios de mulheres com o fim de lhes retirar os seus órgãos genitais para fins comerciais do diamante.


Aventa-se a hipótese de que o Governador Ernesto Muangala, vem amanhã ao Cuango para pessoalmente resolver mais este caso...


Assim voltaremos ao assunto nas próximas horas para novos dados.



Por Samajone em Cafunfo