quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O DRAMA DE ASSASSINIO DE MULHERES NA LUNDA TCHOKWE CONTINUA...

O DRAMA DE ASSASSÍNIO DE MULHERES NA LUNDA TCHOKWE CONTINUA...


Há sensivelmente 5 dias, anunciamos que meliantes, tentar assassinar uma mulher no Cafunfo, não fosse a pronta intervenção de outras camponesas, teria sido um acto consumado, que no referido perímetro existe uma unidade das Forças Armadas Angolanas, contudo as autoridades competentes da Policia Nacional do Comando Municipal do Cuango, fizeram ouvido de mercador.



Ontem 24 de Fevereiro de 2016, mais uma mulher sofre tentativa de assassínio, conforme documenta a fotografia aqui publicada...


A senhora Rosalina Yambo Sakaji, de 39 anos de idade, natural de Capenda Camulemba e Residente actualmente no Cafunfo,  sofreu ontem uma tentativa de assassinado, por indivíduos desconhecidos, junto a sua lavra nas proximidades do riacho Kamitutu, não fosse gritos e apoio imediato de outras camponesas, estaria morta e extorquida seus genitais, de acordo com o relato da mesma.


Rosalina, disse que,  apareceram três indivíduos, que não lhe deram tempo, começaram com pancadarias, pauladas, pontapés e ao mesmo tempo forçando a roupa, quando iam dizem que haveria de lhe retirar com a vagina e outros órgãos.


O drama de assassinios de mulheres na Lunda Tchokwe, começa a tomar mais força desde 2011 que o fenómeno havia dado como desaparecido, se as autoridades competentes não tomarem medidas cautelares e preventivas de imediato.  



POLICIA DO CUANGO MANTÉM NA PRISÃO AUTORIDADES DO PODER TRADICIONAL LUNDA TCHOKWE ACUSADOS DE “QUIMBANDEIROS DO PROTECTORADO”



Por outro lado o Comando da Policia do Cuango mantém preso os 4 Miananganas do Poder Tradiocional Lunda Tchokwe, ilegalmente sem culpa formal e com acusação de serem Membros do Movimento do Protectorado, logo estariam ao serviço do Movimento contra feiticeiros locais do MPLA.


A Rainha Muana Cafunfo, ontem este na Administração do Cuango, voltou sem resultado, devido, a que novo Administrador é esperado para substituir o actual, até ai revista a questão deste 4 representantes da Nobreza Tchokwe.



1.- Filipe Txissua Cahapa, Soba;
2.- Alberto Maquela, do Corte;
3.- Munda Gingongo, do Corte;
4.- Lindo Novais Eduardo, igualmente.



Por Samajone no Cafunfo