quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE POR OCASIÃO DAS FESTAS DE NATAL E FIM DE ANO

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE POR OCASIÃO DAS FESTAS DE NATAL E FIM DE ANO


Glorioso Povo Lunda Tchokwe,
Membros do Movimento do Protectorado,
Juventude Patriótica e a União da Mulher Lunda Tchokwe,
Caros Compatriotas e o povo de Angola no geral,


Em cada final do ano, depois de passar os doze meses, é celebrado o dia Sagrado da Família, a festa de Natal para comemorar o ano e a data de nascimento de Jesus Cristo, o caminho e a salvação da humanidade, filho de DEUS, aquele que se ofereceu em sacrifício.


Nos acreditamos na autodeterminação do nosso povos para um futuro breve, porque confiamos em Deus e em Jesus Cristo que se entregou a morte para salvar a humanidade. O seu reino é pacífico e próspero com espírito de inteligência e sabedoria, de conhecimento triunfaremos.  Contamos com um povo esperançoso; Na verdade vos digo, redobraremos os esforços em união, não importe onde este, temos uma frente solida capaz, e que tudo fará no clima de negociarmos pacificamente com os adversários, deste processo que estamos a reivindicar. Estamos a lidar com um adversário do regímen totalitária cujo poder de decisão é reservado a uma única pessoa. Sabemos muito bem que, a nossa causa última é o triunfo e é inevitável. Por isso apelamos a nossa Juventude, entregar-se a nobre causa do histórico povo Lunda Tchokwe. Olhamos para uma Lunda do futuro de Justiça social igualdade e desenvolvimento.



Sabemos das incomensuráveis dificuldade que este povo está a enfrentar das garras do regímen. Natal continuará a representar a  paz e reconciliação, unidade, solidariedade, simplicidade que são valores que devemos continuar a seguir, por isso que Jesus Cristo denunciou a violência, a xenofobia e a vingança, e, apenas as mensagens pregadas de arrependimento e de salvação, tanto espiritual como físico.


São estes valores de interesse para todos nós, sobretudo aos filhos Lunda Tchokwe, no interior e na Diáspora, com que podemos exigir dignidade com dignidade, a fim de que juntos podemos servir a causa justa e nobre da luta para o estabelecimento da AUTONOMIA da Nação Lunda Tchokwe. Desejo um Natal cheio de Paz e de muita alegria a todo o nosso povo desde o Kuando Kubango ao Chitato, e de Xá-Muteba ao Cassai, Zambeze e Cazombo.


Para nós, o ano de 2015 foi de muitas vitórias no campo politica e diplomático;Quanto a nossa diplomacia, passos importantíssimos foram alcançados neste processo é sem dúvida, estudiosos, Políticos e a comunidade internacional estão atento na busca da verdade  sobre a Lunda Tchokwe e estão atentamente acompanhar todo o desenrolamento deste processo para a autodeterminação do nosso povo; A nós o que não nos preocupa é o silenciamentos e abstinência de Portugal e algumas potencias europeus protagonistas principais em pronunciar-se a veracidade dos Protectorado assinado com a nação Lunda Tchokwe 1885.


A Assembleia Nacional de Angola, anunciava arrogantemente que rejeitava  a Autonomia do Reino da Lunda, e de forma unilateral, sem o interlocutor (o movimento legitimo da defesa do direito Lunda Tchokwe), a Sociedade Civil de Angola reconhecia o movimento, convidando-o a primeira conferencia sobre o direito a verdade e a memoria colectiva, a EFA – European Free Alliance, uma agrupação de mais de 45 Partidos, endereçou uma Carta ao Presidente José Eduardo dos Santos, lembrando-lhe que diálogue com o movimento, estabeleça imediatamente a autonomia, Figuras e Negócio, prestigiada Revista Angolana, estampava uma extensa entrevista ao Presidente do Movimento, onde foi definida linhas mestras da luta para autonomia, como também participamos recentemente da conferência internacional da “Retiro da Kairós” em Windhoek sobre justiça transicional em Africa Austral – o caso de Angola, a missão externa desdobrou-se por várias capitais da Europa, levando a mensagem da luta que foi recebida com bastante agrado.


Ao longo do ano que termina, várias outras frentes tiveram lugar; o encontro com o Representante da ONU em Angola e a entrega de uma Carta para o Secretario Geral sr Bank Moon, também fizeram parte, as audiência com a Embaixada dos Estados Unidos de América, da União Europeia, da Bélgica, de Portugal, da Alemanhã entre outros, que é um grande  reconhecimento da luta do povo Lunda Tchokwe para a sua autodeterminação por via de uma autonomia.


Os Partidos Políticos; UNITA, CASA-CE, BD, outras personalidades individuais; a CEAST e várias Igrejas do mosaico Angolano também receberam Delegações do Movimento do Protectorado, algumas vezes, o governo tentou confundir estes encontros como de alguma aliança se tratasse, em algumas outras Igrejas, membros do movimento sofreram represálias, até mesmo expulsão.


No plano interno; o movimento cresceu exponencialmente conforme apontam as nossas estatísticas e dados da organização; a União da Mulher Lunda Tchokwe – UMULE deu salto quantitativa e qualitativa, ao aprovar seu estatuto e a reorganização das estruturas de base, o mesmo aconteceu com a JUPLE – Juventude Patriótica Lunda Tchokwe, que já possui o seu estatuto e uma Comissão dinamizadora para a Mobilização, para além do Comité e o Secretariado Executivo Nacional.


Anunciamos também, que em 2017, não havendo Autonomia para a Nação Lunda Tchokwe, o nosso povo irá abster-se de ir ao voto, vamos lutar na mobilização, levando esta informação as nossas aldeias e bairros, a juventude nas escolas e nas universidades. Anunciamos a realização de Manifestações populares, para exigirmos autonomia e entregamos para este feito, uma carta ao Presidente José Eduardo dos Santos nos termos do n.º 2 do artigo 47.º no âmbito da Secção I - Direitos e Liberdades Individuais e Colectivas, Capítulo II - Direitos, Liberdades e Garantias Fundamentais do Título II da Constituição, sobre a referida Manifestação que deverá acontecer no primeiro semestre de 2016.


Estamos no bom caminho, temos de continuar a bater em todas as portas nacionais e da Comunidade Internacional para uma solução negocial, pacífica e imediata da “Questão do Conflito da Lunda Tchokwe em 2016”, mostrando deste modo ao Senhor Presidente da Republica de Angola e do MPLA, Eng.º José Eduardo dos Santos, que só dialogando os homens se entendem.


A solução só aparecerá com o envolvimento de todos os filhos Lunda Tchokwe: “a união faz a força”, persistimos na via do diálogo, de negociações, porque sem estes valores humanos, continuaremos assistindo conflitos intermináveis ou guerras sem fim; Estado IslâmicoSíria, Grandes lagos, Ucrânia entre os muitos que enfermam o mundo e por culpa da persistência daqueles que não querem ouvir os outros.


Lembramos que não existe conflitos pequenos ou grandes, contudo, todos eles terminaram sempre na mesa de conversações e não por uma derrota militar, exemplos são muitos!..


Temos a lamentar que, muitos membros e activistas do movimento, perderam seus empregos, o governo Angolano, os expulsou por pertencerem ao movimento, sobretudo os professores do ensino primário; casos concretos de Caungula, Cuango, Cafunfo e Capenda Camulemba.


Registamos com muita tristeza o desaparecimento de mais de 174 cidadãos Nacionais Lunda Tchokwe em Junho último, enquanto outros 54 faleceram por via de assassinados, cujo autores, continua impunes, e, alertamos que os nossos activistas dos direitos humanos, continuem o vosso digno trabalho de cadastrar e denunciar estes actos criminosos.


Uma palavra de apreço para as nossas autoridades do Poder Tradicional, nossos país, avós e tios que sofrem no seu dia a dia as agruras da humilhação concertadas do regime colonial na Lunda Tchokwe, porque pouco fizemos, muito falta por fazer com o apoio de todos.


Continuaremos a defender “a não-violência como a maior força á disposição da humanidade. É mais poderosa do que a mais potente arma de destruição concebida pelo engenho humano”. Violência desencadeia repressão brutal e mortes desnecessárias por parte dos tiranos e ditadores, esta é a lógica que segue os colonizadores, por meio disso, os opressores têm a superioridade esmagadora.


Finalmente desejamos um “Feliz Natal para todos” e, que DEUS abençoe todas as famílias, antecipamos um ano novo cheio de prosperidade!..


José Mateus Zecamutchima

Presidente


Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe