segunda-feira, 16 de maio de 2011

Greve de fome na cadeia de Kakanda, Lunda-Norte



Os detidos activistas do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe, na cadeia da Kakanda na Lunda-Norte, iniciaram hoje dia 16 de Maio de 2011, uma grave de fome por tempo indeterminado.

A julgar pela injustiça e a ilegalidade de continuarem presos, por um crime contra a segurança de estado já revogado do artigo 26 da Lei 7/78.

Os grevistas de fome, Membros Activistas do Movimento Reivindicativo da Autonomia Administrativa e Financeira efectiva do Estado da Lunda Tchokwe, endereçaram uma carta aos Orgãos de Justiça da Provincia da Lunda-Norte e ao Tribunal Supremo, lembrando que não existe dois crimes no processo, por isso mesmo, se a maioria (34) já esta em liberdade, não encontram razões de eles permanecerem presos.

Neste memento, eles estão a enfrentarem várias dificuldades de varia ordem; a falta de alimentação condigna – uma refeição por dia e somente arroz simples, água potável, problemas de saúde e medicamentosa e de falta de energia electrica no estabelecimento Prisional da Kakanda.

Pedimos a todas as forças amantes da Paz, Instituições e Organismos de direitos Humanos, Comunicação Social, Igrejas e a sociedade civil no geral, que a vossa voz fale mais alto para libertação destes activistas. Encontram-se nesta condição os seguintes membros do Manifesto:

1. Sérgio Augusto
2. Sebastião Lumani
3. José Muteba
4. António Malendeca
5. Domingos Henrique Samujaia
6. Mário Muamuene
7. Domingos Capenda
8. Domingos M. Muatoyo – Prisão domiciliaria
9. Alberto Cabaza – Prisão domiciliaria