domingo, 9 de dezembro de 2018

ALEMANHA RECONHECE 150 ANOS DE ACORDOS ASSINADOS COM O POVO LUNDA TCHOKWE


ALEMANHA RECONHECE 150 ANOS DE ACORDOS ASSINADOS COM O POVO LUNDA TCHOKWE


Saurimo, 09/12 – A Comitiva da Embaixada de Alemanha em Angola, escalou esta manhã a cidade de Saurimo com várias entidades diplomáticas e académicos daquele país, que a sua chegada nesta cidade reconheceu a existência de 150 anos de acordos assinados com o povo Lunda Tchokwe durante o século XIX.


Entre o ano de 1880 à 1894, muitos exploradores oriundos da Alemanha visitaram o interior do Reino Lunda Tchokwe, tendo ai celebrado muitos acordos, não se trata de acordos de protecção, eram acordos no campo da cultura e do conhecimento ou para ajudar a civilizar aquele povo.


A Comitiva da Alemanha na Lunda – Sul, veio para continuar com os trabalhos de investigação sobre a cultura e história do Povo Lunda Tchokwe.


O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, esta acompanhar atentamente, embora não foi convidado, mas aqui esta a certeza de que a Lunda Tchokwe, é um estado independente, enigma para muitos, mas razão para os académicos estudarem a historia recente da presença estrangeira dos últimos 150 anos.


Por NG em Saurimo