terça-feira, 1 de agosto de 2017

ACTIVISTAS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE DETIDOS NA MANIFESTAÇÃO DE 29 DE JULHO EM CAPENDA CAMULEMBA E CAFUNFO CONTINUAM COM TORTURAS E COM FOME DESDE O DIA 28, QUINTA FEIRA PASSADA

ACTIVISTAS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE DETIDOS NA MANIFESTAÇÃO DE 29 DE JULHO EM CAPENDA CAMULEMBA E CAFUNFO CONTINUAM COM TORTURAS E COM FOME DESDE O DIA 28, QUINTA FEIRA PASSADA

XIMBI YA PWO, MUAYENZE E JONE


Os detidos de Cafunfo do sábado 29 de Julho da Manifestação pacífica, que a Policia reprimiu brutalmente usando de armas automáticas AKM 47, granadas que feriram mais de 7 pessoas, já foram transferidos para a Unidade Policial Municipal do Cuango como tem sido nos últimos tempos a espera de ordens superiores para o julgamento sumário.


Os detidos de Capenda Camulemba, desde o dia 28 e os do dia 29, estão sem comer porque a Policia não esta a permitir que familiares levem comida para eles.


DINIS SIMÃO 


A brutalidade Policial em Capenda Camulemba, é de tal tamanho que, os mesmos estão nuas na cela comum e ainda, sendo espancados, lembrando com do grupo de mais de 18 Activistas, metade deles já terão ultrapassado mais de 65 anos de idade, praticamente são nossos pais, ver um policia filho da terra ao serviço do regime colonial a maltratar seu próprio povo, lembra-nos o passado Português, que fora cruel, mas sem diferença.


Por outro lado, continua a caça as bruxas do Protectorado Lunda Tchokwe, sobretudo, e nas localidades de Cafunfo, onde a Policia e as FAA foram reforçados com mais unidades e armamento. O mesmo esta acontecer em Capenda Camulemba, Xamiquelengue e ao municipio do Lubalo, mais a norte de Capenda.


O Procurador do Cuango, terá deslocado esta segunda feira 31 de Julho para Capenda, mas sem ter chegado a esquadra da Policia. Informações colhidas no local dão conta de que os Activistas Politicos do Movimento do Protectorado, serão transferidos para o Cuango.


De entre os Activista,  encontra-se os Secretarios Regionais de Cafunfo e de Capenda Camulemba,  Jone Samassanza e Emanuel Muayenze respectivamente feitos prisioneiros desde o dia 28 de Julho na Muxinda quando se encontravam em visita de solidariedade ao Secretario Dinis Simão, que também é Adjunto Secretario Regional de Cafunfo que se encontra adoentado há mais de 6 meses em casa do Muanangana Muacapenda.


No mesmo dia a Policia fez mais de 11 detidos sem mandado e sem nunca as mesmas pessoas terem cometido crime, tudo por serem Lunda Tchokwes em defesa do seu direito natural.



Noticia em actualização….