sábado, 9 de abril de 2016

FALECEU JOSÉ MUTEBA VÍTIMA DA ACÇÃO PREMEDITADA DO REGIME TIRÂNICO JES/MPLA NO DUNDO, LUNDA NORTE

FALECEU JOSÉ MUTEBA VÍTIMA DA ACÇÃO PREMEDITADA DO REGIME TIRÂNICO JES/MPLA NO DUNDO, LUNDA NORTE

José Muteba, último sentado a sua direita


Malogrado José Muteba, guerreiro e co fundador do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, era em vida, Membro do Secretariado Nacional, Comité Político e Secretario Regional na região de Dundo e Nzaji Lunda – Norte, e professor para o ensino primário, actividade que exerceu ao longo de mais de 20 manos.



A sua estranha morte tem o cunho do regime tirânico ditador e colonizador José Eduardo dos Santos / MPLA, que orientou o aniquilamento de membros visíveis do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe dentro de seu próprio território, por via de várias formas; envenenamento, assassinatos e ou atropelamentos encomendados, como foi o caso do malogrado.



Malogrado José Muteba, nasceu no dia 18 de Março de 1960, filho de Bernardo Muteba e de Albertina Queque, natural de Cassanquidi, Município do Cambulo, Lunda – Norte, deixa esposa e duas filhas.

O premeditado acto que vitimou o José Muteba, teve lugar no dia 11 de Março do corrente ano, quando o agente do SINSE/SINFO ao Serviço  da Migração e Estrangeiros, Alfredo Caquesse, no volante de uma viatura afecta aquela Instituição (SME) do regime tirânico na Lunda Tchokwe, atropelou gravemente o malogrado que na altura se encontrava por cima do passeio numa das rua da cidade de Dundo.



Acção seguinte, o malogrado foi levado ao Hospital do Dundo com o conhecimento da Autoridade da Policia Nacional, que nada fez contra o criminoso. José Muteba colocado nos cuidados intensivos, lhe apelidaram de “o politico do protectorado”, não teve os devidos cuidados e a medicação necessária e por vezes abandonado pelos médicos, alegando orientações superiores.

Malogrado José Muteba, na sua qualidade de co fundador do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, esteve preso no Conduege e transferido posterirmente para o Cacanda. Preso no dia 11 de Fevereiro de 2010, condenado por 5 anos no dia 21 de Outubro de 2010, e liberto no dia 13 de Novembro de 2013, por via de recurso interposto pelos Advogados da Associação Mãos Livres, na pessoa do Dr David Mendes.



Em liberdade retomou a sua actividade docente, do que vinha exercendo até ao dia 11 de Março de 2016, quando o regime tentou contra a sua vida.



O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, a família do malogrado José Muteba e os Advogados vão intentar uma acção judiciária contra o agente Alfredo Caquesse e o comportamento das autoridades do regime tirânico na Lunda –Norte, mesmo sabendo que os tribunais é pertença do mesmo regime que não deixar~´a de dar o tiro no seu próprio pé.




“MAS A HISTÓRIA NOS ABSORVERÀ”, José Muteba, a sua alma e a terra lhe seja leve e descanse em PAZ…