quinta-feira, 31 de março de 2016

ZECAMUTCHIMA VISITA SURPRESA E O PÂNICO QUE ASSUSTOU OS GOVERNANTES DO REGIME COLONIAL NA LUNDA SUL

ZECAMUTCHIMA VISITA SURPRESA E O PÂNICO QUE ASSUSTOU OS GOVERNANTES DO REGIME COLONIAL NA LUNDA SUL

Por Txikamalinga Costa em Saurimo


A visita confidencial e de surpresa do Presidente do Movimento do Protectorado, José Mateus Zecamutchima, que realizou à cidade de Saurimo, colocou a provas de que o regime tirânico do Ditador colonizador José Eduardo dos Santos, tem dias contados de continuar a açambarcar as riquezas e a manter no obscurantismo o povo e a  Nação Lunda Tchokwe, que clama sua autodeterminação por via de uma autonomia efectiva.



A senhora Governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, tomou conhecimento por via de um pedido de audiência remetido no seu Gabinete no dia 23 de Março de 2016 pelo Director do Gabinete do Presidente do Movimento do Protectorado, o Sr Fidel Muandumba, que comoveu a reacção do regime tirânico instalado na Lunda Tchokwe, como de uma explosão de Bomba atómica se tratasse que em menos de 20 minutos, todas as forças da Ordem e Segurança foram colocadas em estado de alerta máxima na cidade de Saurimo e do município de Dala, temendo-se de alguma instabilidade.



O bairro de Cantembe, onde supostamente se encontrava hospedado o Presidente do Movimento do Protectorado, José Mateus Zecamutchima, esteve milimetricamente vigiado 24 horas por dia, pelos agentes do SINSE/SINFO, SISM e do Efectiva da Policia de Ordem Publica e pela Policia da UPIP.



Soube-se que o Estado Maior das FAA terá, também movimentado as suas forças e colocadas em prontidão combativa na Lunda-Sul e uma missão mista enviada com urgência para a cidade do Luena para onde Zecamutchima e sua Delegação se deslocou.



As localidades de Cafunfo e Cuango estiveram sob alerta máxima, pois o regime não queria mais surpresa da visita de Zecamutchima para outras regiões no interior da Nação Lunda Tchokwe e despertar com a verdade o povo.


Foram montadas vários controlos para interceptar a caravana do Movimento do Protectorado Chefiado por seu Presidente nas vias  Saurimo/Luena, Saurimo/Malange e Saurimo/Dundo.


Não faltou visitas de espionagem a casas de membros e dirigentes do Movimento do Protectorado na Lunda Sul e/ou chamadas telefones para estes com o único propósito; conhecerem com exactidão a hospedagem do Presidente Zecamutchima e a sua agenda de trabalho.



A Policia da UPIP – Unidade de Protecção de Individualidades Protocolares, fingia que era preciso proteger Zecamutchima de eventuais ataques ou manifestações de aderentes do Movimento o que poderia causar mal estar do governo, por outro lado a mesma UPIP, como sempre, emitiram relatórios para seus superiores com declarações especulativas, eventualmente ditas pelo Presidente do Protectorado.


Em nota informativa com declarações falsas da UPIP dirigida ao Gabinete do Comandante Provincial da Lunda Sul da Policia Nacional, que o Movimento do Protectorado teve acesso de fonte que pediu anonimato, dizia que: Zecamutchima falou com Sua Majestade Muatxissengue Watembo, que S. Tomeses estão a colonizar a Lunda Tchokwe, desenquadramento total do que os dois interlocutores discutiram acerca da realidade histórica por que o Movimento defende a autodeterminação.


ridículo é a tentativa da UPIP da Lunda-Sul, minimizar a visita de grande importância do Presidente do Protectorado com uma Delegação  12 Membros do Movimento , só para falar de S. Tomeses ou Cabo Verdianos que colonizam a Nação Lunda Tchokwe.


A UPIP Lunda-Sul, apanhada de surpresas, diz na sua nota informativa que enviou ao gabinete do Comandante Província da Policia Nacional, que Protectorado é Partido Politico, insinuando que o movimento tem planos para a realização de actos de vandalismo tenderdes a provocar a instabilidade politica na região.


Angola é um Estado de vários Estados e Nações, cuja integração dos outros estados nunca teve anuência nem o consentimento dos próprios povos, esta dura realidade não esta escrita nos livros de história que o regime tirânico angolano produziu ao longo dos 40 anos da independência e da dependência da Nação Lunda Tchokwe.



ESTA VISITA TROUXE MAIS ESPERANÇA AO NOSSO POVO...