terça-feira, 25 de agosto de 2015

ZUNGUEIRAS NA LUNDA SUL, UMA TAREFA HUMILHANTE EM BUSCA DE SUSTENTO E SOBREVIVÊNCIA

ZUNGUEIRAS NA LUNDA SUL,  UMA TAREFA HUMILHANTE EM BUSCA DE SUSTENTO E SOBREVIVÊNCIA



O fenómeno é muito novo , não faz parte da nossa cultura social, nunca tinha sido práctica das populações deste território ou Nação Lunda Tchokwe, independentemente da nossa pobreza, da falta de oportunidades de emprego, que na realidade não existe e, continuará assim se não ouver mudanças radicais do regime colonizador em substituição a um governo Autonomo.


A zungaria nunca foi uma cultura de práctica comercial Lunda Tchokwe. Essa practica não dignifica nem honra o comerciante do século XXI, da era da tecnologia e da globalidade. Na cidade de Saurimo a Zungaria tomou conta da urbe, desde as crianças menores de idade que deveriam estar nas escolas, que também não existe, as mulheres e a Juventude desgraçada, sem opções, se ir ao garrimpo é morto a tiro pelas forças do regime tiranico e colonizador.


Estas mulheres batalhadoras, que transportam a vida de todos nós no dia á dia, que não tiveram a oportunidade de ir para uma escola e se formar, porque não existe escolas, que teve filhos na sua inocência, mas que todos os dias enchem as ruas da cidade de Saurimo, transportanto mais de 50 Kgs de produtos na cabeça e ainda com o filho nas costas, parte as 5 horas da manhã, volta á casa as 19 horas, com 100,00 Kz, actividade que se repete todos os dias de semana.


As actuais politicas governativa é de aumentar a zungaria na cidade de Saurimo. Pelo facto essa actividade ter ganho proporções alarmante na localidade, desde que o governo expropriou dos munícipes o mercado informal ora o único existente no centro urbano, Como alternativa os vendedores do ex-mercado zungam bens de consumo, de porta à porta, queira nos estabelecimentos de instituições públicos como nas residências.


Com o agravante a rádio local anunciou a criação dum novo recinto de comercio informal a 12 Km fora do casco urbano no Mpimbe Vista naturalmente impressionante para quem visita de saída ou entrada em Saurimo à Luanda. Que controversa, em Luanda a tendência é de se combater a zunga mais aqui os incentivos de se aumentar é cada vez maior.


A realidade é outra, 40 anos passam da independência de Angola e da submissão da Nação Lunda Tchokwe, as mesmas pessoas no governo, o mesmo governo, a mesma rotina, as mesmas mentiras, as mesmas promessas, o mesmo circulo vicioso, as mesmas mentes bloqueadas, que não terão nenhuma alternativa para o nosso povo que, cada dia que passa a miséria tornou-se numa doença crónica, que medicamento nenhum trazido pelo regime tiranico e colonizador JES/MPLA conseguirá remover o virús.



A única alternativa, passa pela AUTONOMIA como a ESCOCIA no REINO UNIDO ou pela nossa própria Independência já que o regime tiranico JES/MPLA não quer diálogo, continua a fazer vista grossa a reivindicação legítima do nosso direito natural, devemos confiar em primeiro lugar na nossa própria determinação, na nossa própria união, assim acabaremos com a miséria, acabaremos com a zungaria e teremos finalmente dignidade, a mesma zungaria passa-se em Menongue, no Luena, no Dundo e em outras cidades da vasta Lunda Tchokwe.