terça-feira, 18 de agosto de 2015

CONFLITOS ETNICOS RETORNAM NA LUNDA TCHOKWE POR INCENTIVAÇÃO DO REGIME TIRANICO DE ANGOLA

CONFLITOS ETNICOS RETORNAM NA LUNDA TCHOKWE POR INCENTIVAÇÃO DO REGIME TIRANICO DE ANGOLA





Há tumultos na localidade da Muxinda ao municipio de Capenda Camulemba, com um cidadão gravemente atingida com catana na cabeça, pode morrer, a ferida é grande, tudo por causa de conflito étnico entre Tchokwes e Bangalas.


De acordo com testemunhas, no domingo 16 de Agosto de 2015, alguns cidadãos da etnia bangala, incentivados pelas autoridades locais, enviaram um palhaço na Igreja denominada Messagem no momento em que seus crentes se encontravam no culto dominical, o referido palhaçoa para além de ter interrompido o culto, desligou o gerador que na altura estava a dar energia aos equipamentos musicais.


A Igreja que maioritariamente é frequentada pelos cidadãos nacionais tchokwe, para além de outras etnias, inclusíve bangalas, não admitiram a brincadeira, expoletou uma confusão que obrigou a presença da Policia Nacional no local, onde prenderam algumas pessoas, todos eles da etnia bangala.


Segundo relatos, estas pessoas ficaram 48 horas presas, postos ontem em liberdade, hoje resolveram invadir a referida igreja com catanas, machados destuiram completamente a estrutura e há neste momento enorme confusão na Muxinda, sob olhar e ignorancia total da administração e da policia.


A população acha que, a acção tem a mão invissível das autoridades do regime tiranico.


Por Teofilo em Capenda Camulemba