sábado, 20 de outubro de 2012

MORTE DE TRABALHADORES POR EUTANÁSIA NA EMPRESA DIAMANTIFERA CATOCA NA LUNDA


MORTE DE TRABALHADORES POR EUTANÁSIA NA EMPRESA DIAMANTIFERA CATOCA NA LUNDA


A empresa de exploração do 4.º KIMBERLITO do Mundo na região da Lunda-Sul, CATOCA  que comercializa mais de 72,8% de todos os diamantes produzidos em Angola, continua com a sua política de matar silenciosamente as populações Lunda Tchokwe  com os seus métodos da utilização do SCANNER e do aparelho mundialmente proibido o POLYGRPH.


Hoje CATOCA já é a maior de Angola – tanto em produção, como em facturação (Razão da venda dos 72,8% dos diamantes produzidos em Angola).


Os mais de 3200 trabalhadores, divididos por vários turnos, são submetidos diariamente aos testes de SCANNER e do POLYGRAPH em busca de diamantes no corpo do trabalhador, a radiação emitida por estes dois equipamentos reduz a vida humana até 89%, para além de outras sequelas.



A humilhação porque passa os trabalhadores da empresa CATOCA  é comparada com aquilo que acontecia no tempo da escravatura. O trabalhador passa no scanner e no POLYGRAPH totalmente nu, numa sala comum entre pais, filhos, genros, velhos e Jovens.


Os seus colegas Sul-africanos, Brasileiros, Israelitas, Portugueses e Russos não são submetidos ao scanner e o poligraph.


Os angolanos não têm seguro de vida da empresa CATOCA em relação a seus colegas estrangeiros, que tem seguro de vida e tratamentos especializados na África do Sul, Brasil ou são enviados a Rússia.


Os salários é outra “MAKA”, os seus colegas estrangeiros auferem salários entre 3.500,00 USD até 15.000,00 USD contra os 150,00 USD do trabalhador Angolano.


É também a única empresa pública que o seu Director Nganga Júnior, nunca foi exonerado e, lá esta há 17 anos, enquanto por lei ele já deveria ter deixado o Conselho da Administração de CATOCA que é de 4 anos.


Os interesses de CATOCA cruzam com o Presidente José Eduardo dos Santos, a empresa pagou a divida de armamento do Governo Angolano para com a Rússia e agora com a China, razão pela qual a ALROSA é detentora de 32,8% das acções ao lado da ODEBRECHT 16,4%, da Israelita, Daumonty Financing Company B.Vgrupo Lev Leviev 18,0% e CATOCA/ENDIAMA 32,8%.


Os interesses estrangeiro nos diamantes da Lunda é a maior desgraça do povo, onde tanto os Russo como os Brasileiros sabem o perigo dos equipamentos, mas como estão interessados no negócio dos diamantes não há interesse pela vida, que morram os Lunda Tchokwe.


A devastação do meio ambiente é outro problema, vários riachos já ficaram secos em água. Os engenheiros Russos no CATOCA testemunham que a cratera do KIMBERLITO poderá vir a provocar desastres já mais vista no interior de África  como terramotos, falta de chuvas e aumentar o aquecimento global, para além de provocar doenças que serão difíceis de curar, por uso de material violentamente perigosa para a fauna, a flora e também a própria terra.


Ausência de investimentos estrangeiro na Lunda, é parte da política da devastação e do saque frenético das riquezas, pois, tanto a Rússia, Brasil, Portugal, Israel, África do Sul e outras nações que exploram os diamantes da Nação Lunda Tchokwe, deviam investir com força, criando emprego e grandes espaços comerciais, instalando fábricas, hospitais, escolas para a dignificação do território do que só tirar sem deixar algum património.


Um scanner é um aparelho de leitura óptica que permite converter imagens, fotos, ilustrações e textos em papel, num formato digital que pode ser manipulado em computador. Por exemplo, é possível "passar" uma capa de revista ou uma fotografia para a tela de seu Computador. Existem diversos tipos de scanners no mercado, que utilizam vários tipos de tecnologia, scanner de tambor, scanner de mão, scanner leitor código de barras, scanner de página e scanner para cartão-de-visita que são diferentes do scanner e POLYGRAPH de corpo inteiro.


Os departamentos de segurança interna dos aeroportos usam scanners para o corpo inteiro, a falta de eficácia e as consequências adversas para a saúde do uso de scanners de corpo inteiro foi demonstrado muitas vezes, operadores de scanner de corpo inteiro, de repente começaram a descobrir vários tumores cancerígenos em seus corpos, doença cardíaca e vascular cerebral e mortes lentas após ser exposto à radiação de scanners por isso as  organizações de direitos humanos lutam para acabar com o uso de scanners em corpo inteiro que CATOCA usa diariamente.


O perigo de uma pessoa se tornar doente devido à radiação e morrer lentamente, por um scanner e POLYGRAPH em conjunto com a explícita violação da privacidade individual, só para detectar objectos colados a um corpo humano, reforça as nossas convicções de DENÚNCIAS, que é também o combate de organizações Internacionais de Direitos Humanos.


Por SAMAJONE na LUNDA