quarta-feira, 31 de outubro de 2012

LUNDA-SUL, CIDADÃO MORRE POR FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA ANTECIPADA


LUNDA-SUL, CIDADÃO MORRE POR FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA ANTECIPADA




Aconteceu no hospital da Lunda-Sul, o cidadão cuja fotografia ilustramos, morreu por falta de assistência médica do hospital Provincial da Lunda-Sul no dia 23 de Outubro de 2012.


O malogrado Jacinto Matias de 26 anos de idade, morador em vida no Bairro Luavuri, nos arredores da cidade de Saurimo, encontrou a morte, por esfaqueamento, quando ele saia de sua casa para o centro da cidade, pela rua encontrou um grupo de adolescentes a jogar uma bola de trabo, que foi dar na sua roupa tento sujado as calças.


Em trocas de palavras, um dos adolescentes de 14 anos de idade, pega numa garrafa, parte e lhe enfia entre a clavícula que lhe cortou uma serie de veias conductoras, ficando estendido no chão, enquanto jorrava muito sangue.


Os vizinhos de imediato procuraram uma Moto táxi vulgo “CUPAPATAS”, e levaram-no para o hospital Provincial em estado de coma.


Os enfermeiros e médicos em serviço, não quiseram recebe-lo, ficou no chão a gritar, pedindo socorro, durante mais de duas horas e quarenta e cinco minutos, quando faleceu.


É caso para dizer que se o malogrado tivesse recebido os primeiros socorros, nada disso teria acontecido, perdeu muito sangue. Este não é o primeiro caso, cenas há em que os enfermeiros aconselham levar doentes para tratamento nos “Kimbandeiros”, as vezes, obrigam os familiares dos doentes para fazerem solturas de feridas dos seus entes queridos.


O adolescente esta a contas com justiça, embora como menor de idade, seguramente o tribunal nada vai fazer contra o mesmo.


Por SAMAJONE em Saurimo