sábado, 11 de fevereiro de 2012

JOVENS NO MOXICO CONFIRMAM QUE O GOVERNO FOMENTA CONFLITOS ÉTNICOS NA REGIÃO


JOVENS NO MOXICO CONFIRMAM QUE O GOVERNO FOMENTA CONFLITOS ÉTNICOS NA REGIÃO

Jovens no Luena reagem sobre os acontecimentos etnicos na região do Moxico, que tem nos últimos tempos o Cazombo como o epicentro e a mão invissível do Governo Angolano como o fomentador.

Foi isso mesmo que um grupo de jovens disseram na cidade do Luena, quando por nós eram entrevistados, reagindo naquilo que aconteceu no Cazombo no passado mês de Janeiro de 2012, que a história dos povos Lunda acaba de escrever pela primeira vez, refregas comandadas via remoto, entre a comitiva da nossa Rainha Nhakatolo e do nosso Mwene Chinuk, duas respeitadas entidades da Autoridade Tradicional no Moxico.

O jovem João Ihanjika Samutalala, disse que os conflitos étnicos no Moxico vem de muito longe, pena é que aqui não vem gente de imprensa privada para reportar públicamente estes acontecimentos, sobretudo lá no municipio do Cazombo e até para trabalhar há muita separação, escolhem-se as pessoas, de que tribo são, os fomentadores são sempre essa gente do Governo, agente escuta isso todos os dias, se vocé não for Minungo ou Mbunda ou Caluvale, não tem direito de trabalhar, mas na guerra não escolhiam de que tribo pertence a pessoa – desabafou Samutalala.

Essa opinão é colaborada pelo jovem Cheleca e Sawanuque, ambos concordam que no Cazombo é o centro de conflitos étnicos no Moxico, fomentados pela Rainha Nhakatolo com o apoio do Administrador local, esta sempre a favor do regime, jamais terá capacidade sozinha para resolver problemas tradicionais, associado a conflitos étnicos esta também as intolerâncias Politicas entre militantes do MPLA e da UNITA, até as igrejas estão divididas etnicamente.

A jovem Albertina Estudante do polo Universitario do Luena, disse-nos o seguinte: “acredito que nesta refrega esta a mão do governo, porque é que somente levaram o pessoal do Regedor Chinuk e não levaram o pessoal da Rainha Nhakatolo também na prisão?.. para se apurar de facto quem tinha razão e quem não tinha razão, onde esta o contraditório então? - Afinal a policia esta para proteger ou para maltratar? Ainda mais uma Autoridade Tradicional, que podia ser visto como um velho acabado, paí e avô?.. . rematou a concluir.

Por A. Ihanjika no Luena
07/02/2012