sábado, 11 de fevereiro de 2012

A CONVITE DA PROVEDORIA DA JUSTIÇA, COMISSÃO DO MANIFESTO DO PROTECTORADO DA LUNDA, PARTICIPA DO EVENTO SOBRE MANDADO, FUNÇÃO E UTILIDADE DO PROVEDOR




A CONVITE DA PROVEDORIA DA JUSTIÇA, COMISSÃO DO MANIFESTO DO PROTECTORADO DA LUNDA, PARTICIPA DO EVENTO SOBRE MANDADO, FUNÇÃO E UTILIDADE DO PROVEDOR DE JUSTIÇA.


Uma Comitiva do Comité Executivo Nacional do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda Tchokwe, a que fez parte os Sres Junior Betinho Secretario Geral, José Manuel Secretario do Patrimonio e o Sr Jr. Salomão Secretario da Admnistração e Finanças, participaram ontem dia 10 de Fevereiro de 2012, no evento denominado “Mandado, Função, Utilidade do Provedor da Justiça e a distribuição do Guia do Cidadão”, que teve lugar na sala de conferência da União dos Escritores Angolanos, junto ao largo das Escolas em Luanda.

O Dr Paulo Tjipilica, Provedor de Justiça de Angola, foi o único orador do evento, com a presença dos vários convidados entre eles os Embaixadores do Reino Unido da Inglaterra, Estados Unidos de America, Alemanha, Suiça, Africa do Sul, Namibia e o Chefe da Delegação da União Europeia em Angola, bem como de outras personalidades, Jornalistas e Istituições e Organizações da Sociedade Civil Angolana.

É pela primeira vez que uma Instituição de Justiça do Governo Angolano, toma a liberdade de convidar a CMJSPLT a participar num evento desta natureza, a pesar de que o Executivo continua a ignorar e a manter um tumulo silêncioso profundo sobre a Questão da Reivindicação da Autonomia Administrativa, Económica e Jurídica da Lunda defendida pelo movimento do Protectorado desde 2007.

Dr. Paulo Tjipilica, disse durante a apresentação dos documentos em referência, que em 2011 visitou várias províncias do interior incluindo a Lunda-Sul, mas que neste ano o fará na Província da Lunda-Norte, onde espera visitar os presos politicos do Manifesto no estabelecimento prisional da Kakanda, respondendo assim a uma pergunta que lhe foi formulado por um Activista do Manifesto presente na sala.