segunda-feira, 11 de abril de 2011

IGREJA DO CUITO CUANAVALE "ENGOLIDA" POR RAVINA


A Igreja, na vila sede do Cuito Cuanavale, foi recentemente engolida por uma ravina.

A triste notícia foi avançada à Ecclesia por fonte afecta à Igreja no município, a 189 quilómetros a leste da cidade de Menongue, capital da província do Kuando Kubango.

O templo servia também como estabelecimento de ensino, devido a falta de escolas no município.

“ Por enquanto não temos escolas como tal. Há alunos que estudam debaixo de árvores e as capelas têm servido de turmas” – afirmou o Padre Adelino Kajamba.

“ A igreja do Cuito Cuanavale servia em alguns momentos de sala de aulas e esta Igreja foi engolida pela ravina impulsionada pelas chuvas” - informou o sacerdote.

As enxurradas que fustigam o Kuando Kubango colocam em risco o presente ano lectivo, ainda de acordo com o Padre Adelino Kajamba.

“ Temos informações dos nossos colegas do município de Calai de que as aulas em algumas aldeiasi, povoações e regedorias deixam um pouco a desejar por causa das estruturas que foram arrasadas. Nesta áreas as Igrejas é que servem de selas de aulas e estas capelas também não foram poupadas pelas chuvas” – disse ainda.

O avanço galopante das ravinas na sede municipal do Cuito Cuanavale havia já sido comunicado pelo pároco local, Padre António Dumba, que pediu uma intervenção urgente das autoridades.

De acordo com o Padre, a situação tem levado muitos habitantes a abandonar a vila de regresso às matas, onde acreditam que não correm perigo de vida.
“Isso é desumano. Está a criar muitos ecos e a população está alarmada com a situação” deplorou o sacerdote.

O padre Dumba falava de uma certa apatia das autoridades, pelo menos locais, perante um caso que envolve a vida de uma comunidade.

“Não se pode acreditar que um município daquele, de renome a nível nacional, de muitos símbolos históricos, viesse a desaparecer por causa da nossa letargia sobre a situação das ravinas no Kuito Cuanavale” - desabafou.

“A própria administração municipal, a localidade do aeroporto e outras localidades da vila poderão ser engolidas pelas ravinas” – denunciava o Padre.

Fonte: O Apostolado