terça-feira, 12 de abril de 2011

Costa do Marfim: Laurent Gbagbo capturado e entregue ao presidente eleito Alassane Ouattara

Quatro meses depois do braço de ferro, Gbagbo abandona o poder sem glória e corre risco de ser julgado pelo tribunal internacional


O presidente cessante da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo foi hoje preso e encontra-se actualmente sob a alçada do presidente eleito Alassane Ouattara.

A detenção de Gbagbo só foi possível graças a intervenção das forças especiais francesas e da ONU.

Operacionais das forças Licorne e ONUCI apoiados por uma trintena de veículos de combate conduziram esta manha aquele que terá sido o ataque final as posições de Laurent Gbagbo abrindo o corredor para as forças leais ao presidente Ouattara fazerem o resto – ou seja capturar o auto-proclamado presidente.

Gbagbo terá sido preso por volta das 11 horas locais a mesma hora tempo universal. As forças pro-Ouattara conseguiram abrir e penetrar na cave onde ele se encontrava na companhia de sua esposa, mãe, familiares e altos membros do seu partido o FPI. Após a sua detenção, o presidente cessante foi conduzido ao Hotel du Golf local onde está sedeado o governo de Alassane Ouattara.

Alain Toussain, porta-voz de Laurent Gbagbo acusou a França pela detenção de Gbagbo e não os militares costa-marfinenses, uma acusação rejeitada de imediato pelo embaixador francês em Abidjan.

E para evitar aquilo que talvez seria um mal entendido, o primeiro-ministro da Costa do Marfim, Guillerme Soro foi obrigado a explicar-se ao canal de Televisão francesa France 24.

“As forças francesas não penetraram em casa do Sr Laurent Gbagbo. E o que posso vos dizer é que o Sr Gbagbo e a sua esposa estão vivos e em boa saúde.”

Desde então a televisão da Costa do Marfim aliada do campo Ouattara tem mostrado as imagens do presidente cessante Laurent Gbagbo no Hotel du Golf. Vestindo uma camisola interior, e de ar cansado, com o suor abundante, Gbagbo tenta recompor-se vestindo uma camisa. É esta imagem que está a percorrer o mundo do homem que até o ultimo fim-de-semana tentou inverter a situação com as suas forças a atacar com obuses o Hotel du Golf e a residência do embaixador francês em Abidjan.

O embaixador de Alassane Ouattara nas Nações Unidas, Youssouf Bamba disse a jornalistas que Laurent Gbagbo será levado a justiça


A Human Rights Watch acusa as suas forças pela morte de centenas de civis durante os quatro meses de crise que parece assim terminar. A mesma organização acusa igualmente as forças pró-Ouattara de matar e violar civis.

No Sábado as Nações Unidas e os Estados Unidos acusaram Laurent Gbagbo de ter proposto o cessar-fogo apenas para reunir os seus apoiantes e rearma-los para os ataques do último fim-de-semana.

FONTE:VOA