quinta-feira, 25 de abril de 2013

A EDUCAÇÃO E SAÚDE QUE O REGIME DE JES RESERVOU PARA A NAÇÃO LUNDA TCHOKWE


A EDUCAÇÃO E SAÚDE QUE O REGIME DE JES RESERVOU PARA A NAÇÃO LUNDA TCHOKWE












As imagens que se segue falam por si, é o retrato diário do que é o futuro reservado para a Nação Lunda Tchokwe pelo regime ditatorial do Presidente José Eduardo dos Santos.



A Lunda produz mais de 72,8% de todos os diamantes comercializados em Angola, e possui o 4º ou 3º Kimberlito do Mundo, não merece o tratamento que recebe de LUANDA.




O orçamento do Estado de 2009/2010 para aquela nação (Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte) foi de USD 428.409.705,21, muito inferior as receitas brutas de cerca de USD 800 milhões anuais de um par de Projectos Mineiros de senhores Generais, do MPLA e da família do Presidente da República.




O povo Lunda Tchokwe continuara a enfrentar essas injustiças, humilhações, penalizações, exploração massiva do seu solo, escravatura, sem direito a educação e saúde, dominação total e cruel do regime do Presidente JES. 




Sala de aulas lotadas com mais de 200 crianças por turma, e ainda a estrutura é de chapa de zingo. Crianças submetidas a temperaturas por cima dos 32ºC , outros ainda estudam debaixo de mangueiras com quadros improvisados conforme as fotografias.



Direito a educação e saúde não existe na Lunda, contrariando o discurso da Alta Comissaria da ONU para os direitos humanos Sra Navy Pillay que terminou visita de 3 dias em Angola, que elogiou como o Executivo de Luanda construiu escolas e hospitais.




Os assassinatos nas Lundas continuam silenciando seu povo, enquanto se açambarcam os diamantes em benefício do mandante e de alguns dos seus generais, a olhos nus da comunidade Internacional.




O  Lunda Tchokwe sabe, que ninguém vai dar-nos o que queremos, terá de lutar pelos seus direitos e aspirações. AFINAL A LUNDA ESTÁ AMORDAÇADA E A PRECISAR DE CADA UM DE NÓS.