quinta-feira, 7 de junho de 2012

ACTIVISTA POLITICO E PRISIONEIRO DE CONSCIENCIA DO MANIFESTO DO PROTECTORADO DA LUNDA PRESO ILEGALMENTE NA KAKANDA ESTA GRAVEMENTE DOENTE


ACTIVISTA POLITICO E PRISIONEIRO DE CONSCIENCIA DO MANIFESTO DO PROTECTORADO DA LUNDA PRESO ILEGALMENTE NA KAKANDA ESTA GRAVEMENTE DOENTE


O Activista Politico e Prisioneiro de Consciência do Manifesto do Protectorado da Lunda Tchokwe, Senhor José Muteba, esta gravemente doente na cadeia da Kakanda no Dundo, onde esta a cumpre uma prisão ilegal por ter reivindicado Autonomia Administrativa, Económica e Jurídica da Nação Lunda Tchokwe.


José Muteba esta internado no posto de saúde do estabelecimento prisional, sem os mínimos cuidados médicos medicamentosos. Esta a defecar e urinar sangue, encontra se moribundo por falta de alimentação e outros cuidados.


A situação deste ACTIVISTA E PRISIONEIRO DE CONSCIÊNCIA é grave ainda, porque o posto de saúde não tem medicamentos, a única solução plausível seria a sua transferência para o Hospital Provincial.


Em 2010, neste mesmo estabelecimento prisional, faleceu um outro Activista Muatxihina Chamumbala, que não havia sido acusado nem julgado, mas que o governo enterrou o mesmo sem a presença da sua família.


Continuam ilegalmente presos nesta unidade outros Activistas, para além de José Muteba, Domingos Henrique, António Silva Malendeca, Sebastião Lumani, Eugénio Mateus Sangoma e Alberto Mulozeno. A lei 7/78 Crimes Contra a Segurança do Estado a que foram acusados já foi revogada em 2010.


Os apelos e esforços dos Advogados e as Instituições de direitos Humanos ao poder judiciário angolano, para serem libertados não são atendidos.