terça-feira, 7 de agosto de 2018

CATOCA CONTINUA A SEGMENTAR PROFISSIONALMENTE NATURAIS LUNDA TCHOKWE EM CARGOS DE DIRECÇÃO DO SEU CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO


CATOCA CONTINUA A SEGMENTAR PROFISSIONALMENTE NATURAIS LUNDA TCHOKWE EM CARGOS DE DIRECÇÃO DO SEU CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO




Lunda Sul 07/08 – Fonte bem identificado do Conselho de Administração do Kimberlito de Catoca na Lunda Sul, que pediu anonimato, denunciou a descriminação porque esta votado os naturais Lunda Tchokwe, mesmo reconhecidos doutores ou engenheiros com experiências e capacidades profissionais comprovadas, com formação e mestrados em Universidades no Brasil, Estados Unidos, na Europa, etc., não são promovidos a Cargos de Direcção.


A fonte denuncia também o mau trato porque passam estes profissionais Lunda Tchokwe em Catoca, humildes que são na sua própria terra em detrimento de outros profissionais; como os Bacongo e os estrangeiros.


Catoca produz actualmente 90% de todos os diamantes que o Governo Angolano do MPLA vende no mercado Internacional, os benefícios nunca reverteram a favor do Reino Lunda Tchokwe.


Mais de 90% de empresas públicas e mistas do Governo Angolano na Lunda Tchokwe – Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte, não promovem naturais em Cargos Superiores nos Conselhos de Administração.


Uma ronda por várias empresas publicas, Bancos ou agencias de seguro do Estado Angolano no geral não encontramos naturais Lunda Tchokwe a exercerem cargos de Administradores não Executivos mesmo em Luanda.


Profissionais competentes Lunda Tchokwe existem, estão ai, já deram essas provas, não há dúvidas, porque então não são promovidos?..


A lista da descriminação e segmentação dos profissionais Lunda Tchokwe vai longe, são poucos que no Exercito ou na Policia Nacional, nos serviços secretos ou de inteligência com experiência provada por mérito não exercem Cargos mais altos da hierarquia, porque?


CATOCA, é o exemplo mais claro, há mais de 20 anos, recebeu profissionais Lunda Tchokwe desde o início da actividade diamantifera do Kimberlite, até hoje, incapaz de promover um único filho da terra como Administrador não executivo, porque?


Endiama, Luo, Chitotolo, Cuango, Luangue, Luaxe entre outras minas que exploram os diamantes da Lunda, não tem filhos da terra como Administradores ou Directores, ainda que fossem adjuntos, Porque?


E você que é engenheiro, economista ou outras profissões a trabalhar nestas empresas do Governo de Angola, que não goza de igualdades de direitos, ainda te consideras Angolano? Se te consideras Angolano porque te descriminam em te promover a cargos iguais aos outros Angolanos?


Em qualquer parte do Mundo, mesmo em Africa; Namíbia, Botswana, Africa do Sul, não permite tamanha descriminação aos naturais e profissionais de uma região rica, de não serem promovidos a cargos de direcção e acompanhar o que a sua terra produz, é motivo de violência e mesmo de guerras.


Em Catoca, até os cidadãos Russos afectos a companhia, sentem pena dos naturais Lunda Tchokwe pela descriminação e segmentação profissionais. Em conversas de bastidores, os Russos perguntam sempre, o porque do tratamento diferenciado de salários, benefícios e de cargos entre os Angolanos de outras províncias e os Angolanos da Lunda tchokwe que trabalham em Catoca?


O nepotismo faz parte da estratégia de Catoca para a segmentação de profissionais e naturais Lunda Tchokwe. Ou será um plano estratégico e político do Governo Angolano na Lunda Tchokwe?


De facto existe uma outra fonte, segundo a qual, o Governo do MPLA desde há muito não permite que o povo Lunda Tchokwe seja promovido a cargos superiores desde que é provado autóctone Tchokwe, porque? Só o Governo do MPLA é quem tem a resposta.


Por NG em Saurimo