quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

MORREU ETIENNE TSHISEKEDI PRINCIPAL LÍDER DA OPOSIÇÃO NA RD CONGO

MORREU ETIENNE TSHISEKEDI PRINCIPAL LÍDER DA OPOSIÇÃO NA RD CONGO



KINSHASA (Reuters) - O principal líder da oposição do Congo, Etienne Tshisekedi, um dos mais importantes defensores da democracia no país, morreu em Bruxelas aos 84 anos, disseram fontes diplomáticas nesta quarta-feira.


Tshisekedi enfrentou o ditador Mobutu Sese Seko, que governou o país, então conhecido como Zaire, por décadas antes de ser derrubado por Ruanda, Uganda e outras forças. Ele também foi o mais proeminente oponente civil de antigo presidente Laurent-désiré Kabila, que assumiu o poder em 1997, e seu filho, o presidente Joseph Kabila, que governa o pais desde 2001.


Como tal, ele foi uma figura fundamental na República Democrática do Congo, num país cuja história tem sido marcada por intervenção estrangeira, guerra civil, golpes de Estado e regime autoritário. Seu vigoroso ativismo significava que ele poderia atrair grandes multidões.


Tshisekedi serviu como ministro sob Mobutu antes de ajudar a fundar o Partido da União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS), a primeira plataforma de oposição organizada no Zaire, em 1982.


Ele foi nomeado primeiro-ministro quatro vezes na década de 1990 no governo de Mobutu contende com correntes pró-democráticas no país, mas Tshisekedi nunca durou mais de alguns meses como ele repetidamente chocou com o autocrata carismático.


Ele estava pronto para assumir o primeiro posto no conselho de transição acordado em dezembro sob um acordo para preparar o caminho para que o presidente Kabila deixar o poder, a eleição foi adiada para abril 2018 devido a "dificuldades logísticas e financeiras", e o Tribunal Constitucional autorizou o presidente Joseph Kabila a permanecer no poder até que as eleições se realiza-se.



O secretário-geral adjunto da União para a Democracia e Progresso Social (UDPS) Bruno Tshibala, confirmou à morte de Etienne Tshisekedi ocorrido as 17:22 no Hospital St. Elisabeth, em Bruxelas na sequência de uma embolia pulmonar.