quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

TCHINGURI ARISTOCRATA DA CORTE, MEMBRO DA FAMÍLIA REAL LUNDA TCHOKWE

TCHINGURI ARISTOCRATA DA CORTE, MEMBRO DA FAMÍLIA REAL LUNDA TCHOKWE




Tchingúri vestido a rigor, trajando a sua melhor indumentária de viagem e usando um colar com crucifixo (chibele chá zambi), fabricado a seu pedido pela expedição científica portuguesa a Mussumba do Muatiânvua, chefiada por Henrique Augusto Dias de Carvalho, segundo a tradição Lunda Tchokwe da época (1885-1889) - Álbum da Expedição, AMNE.



O Tchingúri em fotografia, não é o mesmo, quando da separação das famílias Lundas e Tchokwes entre os anos 1500 ou 1635, com o tabu da Luéji, quando esta se envolveu com o Tchipinda Ilunga, trata-se pois do Tchingúri dos nossos tempos, este teve vários encontros com as expedições de exploradores Europeus em África dos nossos tempos.



Um dos encontro marcantes do Tchingúri, foi com a expedição do Major Henrique Augusto Dias de Carvalho, chefe da expedição cientifica portuguesa a Mussumba do Muatianvua, que teve lugar entre 1885 a 1888.



Neste periodo, a comitiva de Henrique de Carvalho, fora incumbida a assinar tratados de comércio e protecção sobre o territrio e Nação Lunda Tchokwe, protecção que recebeu o beneplacido do imperador Muatianvua Mucanza, no dia 18 de Janeiro de 1887 com último tratado celebrado entre Portugal e a Corte.



O resgate da dignidade de um povo, não deve ser confundida com envenenamentos; segundo as quais; esta a se adividir Angola, que esteve sempre dividida conforme a vontade de DEUS, nenhum tirano irá nos escravizar, a juventude Lunda Tchokwe, desconhece a verdade porque o regime escamoteia tudo.



Os nossos patriarcas, figuras relevantes da nossa historia, fonte da inspiração da luta para autodeterminação não fazem parte nos livros de historia de Angola, nunca lhes deram o valor, não são reconhecidos nos simbolos de Angola, como é que um Lunda Tchokwe pode bater no peito de ser Angolano?



Se fossemos angolanos, as figuras miticas Lunda Tchokwe, estariam estampados nos livros de histria de Angola, seriam objecto de estudo desde ensino primário ao segundário e a Universidade como acontece com as figuras de Ngola Kiluange, Kimpa Vita, Rainha Ginga entre os vários lendários de Angola.




Com este texto, damos inicio a publicação da histria dos povo que forma a Nação Lunda Tchokwe e os principais acontecimentos registados entre 1777 até 1975 ano da independência de Angola e da usurpação da Lunda Tchokwe, numa incursão que irá abrir a mente da nossa juventude, ajudaremos ainda mais muitos historiadores e pesquisadores interessados na questão da AUTONOMIA que o movimento do protectorado defende publicamente.