quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

SINAL POSITIVO A FAVOR DE CUBA VEM DOS EUA E DO PRESIDENTE OBAMA

SINAL POSITIVO A FAVOR DE CUBA VEM DOS EUA E DO PRESIDENTE OBAMA



O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que pretende discutir o total levantamento do embargo económico a Cuba e o restabelecimento de relações diplomáticas.



Numa intervenção a partir da Casa Branca, em Washington, Obama afirmou igualmente que os Estados Unidos pretendem retirar Cuba da lista de países que apoiam o terrorismo.
Estas medidas surgem no âmbito de uma aproximação histórica entre os dois países, que não têm relações diplomáticas oficiais desde 1961.



Na mesma intervenção, Obama afirmou que um "novo capítulo" foi aberto nas relações entre Washington e Cuba, declarando que é tempo de acabar com uma "abordagem ultrapassada" que falhou no desenvolvimento das relações.



O líder norte-americano disse que pretende ter um "debate honesto e sério" com o Congresso sobre as perspetivas de um total levantamento do embargo comercial com mais de meio seculo, reconhecendo que com o regime de Havana "o isolamento não funcionou".


Obama também indicou que deu instruções ao secretário de Estado norte-americano, John Kerry, para rever a designação de Cuba como um país apoiante do terrorismo.



"Vamos começar a normalizar as relações entre os nossos dois países. Através destas mudanças, temos a intenção de criar mais oportunidades para os povos americano e cubano e começar um novo capítulo", salientou Barack Obama.



O chefe de Estado norte-americano agradeceu ao papa Francisco por ter assumido um papel fundamental na aproximação dos dois países, que estão separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.



"Não devemos permitir que as sanções americanas aumentem o fardo dos cidadãos cubanos que procuramos ajudar. Para o povo cubano, a América estende a mão da amizade", disse Obama.



"Somos todos americanos", afirmou o Presidente dos Estados Unidos em espanhol.

Lusa, em Notícias ao Minuto



Raul Castro confirma restabelecimento de relações com EUA



O líder cubano Raul Castro anunciou hoje que Cuba concordou restabelecer relações diplomáticas com os Estados Unidos, congeladas desde 1961, indicando, no entanto, que ainda falta resolver a questão do embargo económico imposto por Washington.


"Concordámos restabelecer as relações diplomáticas depois de mais de meio século", disse Raul Castro, numa declaração transmitida a partir de Havana.


O líder acrescentou, no entanto, que a questão do embargo comercial imposto pelos Estados Unidos, que designou como "bloqueio", continua por resolver.


A intervenção de Castro foi feita em simultâneo com uma declaração do Presidente norte-americano, Barack Obama, a partir da Casa Branca, em Washington.


Lusa, em Notícias ao Minuto