quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, vem hoje para Angola




A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, vem hoje para Angola, depois de ter estado na Africa do Sul e Moçambique, sua primeira visita á Africa na qualidade de Chefe de Estado do Brasil.

Na terça-feira, Dilma Rousseff participarou na reunião cimeira do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul, no decurso da qual foram tratados, entre outros assuntos, o impacto da crise financeira global e suas possíveis soluções.

Viajará para Maputo a fim de efectuar a sua primeira visita oficial a Moçambique e na quinta-feira caberá a vez a Angola, outro país com o qual o Brasil mantém uma ampla agenda de cooperação, emoldurada na decisão do governo de considerar as relações com a África entre as suas prioridades de política externa.

Neste digressão, Dilma Rousseff faz-se acompanhar dos ministros António Patriota (Relações Exteriores) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)

CRISE GLOBAL E IMPORTÂNCIA DE ANGOLA

A crise económica global está a reforçar a importância para o crescimento de Angola do estreitamento das relações com a China e o Brasil, por serem economias mais dinâmicas do que os Estados Unidos da América ou a Europa, afirma o português Banco BPI.

Os países BRIC, com os quais Angola realiza cerca de um terço das suas trocas comerciais, e em particular a China e o Brasil, “embora não imunes à desaceleração mundial, oferecem perspectivas de crescimento comparativamente mais favoráveis”, afirma o BPI no seu mais rente relatório sobre a economia angolana.

Nos últimos anos, o comércio entre Brasil e Angola tem crescido significativamente e, no ano passado, totalizou 1,297 mil milhões de dólares.

O Brasil compra basicamente do mercado angolano o petróleo bruto, com o qual o país africano garante as linhas de crédito do governo brasileiro que financiam produtos e serviços.

A última linha de crédito que venceria em 2008, no valor de 750 milhões de dólares (534 milhões de euros), já está praticamente esgotada e os angolanos já iniciaram as negociações para a renovar.

Cerca de 30 empresários deverão integrar a comitiva do Presidente brasileiro nesta deslocação ao continente africano, que incluirá também visitas ao Burkina Faso, República do Congo e África do Sul