quinta-feira, 28 de julho de 2011

Muatchissengue Watembo preocupado com perda de valores morais entre a Juventude

Rei Tchokwé angolano preocupado com perda de valores entre os jovens
Soberano diz que o poder tradicional está a ser exercido por um usurpador imposto pelo regime


Angola está confrontar-se com a perca de valores morais, culturais e cívicos cuja situação é cada vez mais ascendente no sentido negativo. A afirmação é de José Carlos Manuel Muachitambuila, soberano Rei Muachissengue - wa - Tembo.

Segundo a autoridade tradicional dos Lundas e Tchokwes, na região também quase não se observam os ritos até tradicionais para a educação de menores, o desuso da circuncisão tradicional masculina e feminina, a perca da consciência da construção por esforço próprio de uma moradia e da lavra.

Lamenta, ainda, que se desleixe a prática das boas maneiras com os mais velhos da aldeia, o respeito pelos usos e costumes da linhagem, como por exemplo o saber tocar o butuque, dançar o chianda, oferecer a custo zero a hospedagem e alimentação a estranhos na condição de visitantes-Estes valores, recorda, foram ao longo dos séculos entre os Lunda Chokwe um cartão de identidade deste povo e que fazia parte de boa conduta social entre os adolescentes e jovens na comunidade e na família.

O modo de vestir, de falar, andar, eram outras práticas observadas com convicção de obrigatoriedade por parte de todos os membros da comunidade onde os pais nunca deveriam perder a autoridade de exercer bem papel.

Os velhos carinhosamente tratados de seculos ou bibliotecas eram objecto de atenção na partilha das suas experiências de vida para os jovens, são hoje desvalorizados
O soberano Rei Muachissengue - wa - Tembo está preocupado com o futuro das novas gerações, e diz que apesar do poder Real estar a ser exercido por um usurpador imposto pelas estruturas intermédias do regime na região, há tempo para recuperar os valores morais, culturais e cívicos.

Basta para isso, insiste, que as autoridades tradicionais assumam o seu verdadeiro papel de unidade das comunidades, cuja autoridade seja independente de conveniências políticas, invasão orientada de estrangeiros.

Para o arcebispo Dom José Manuel Imbamba, a situação de perca de valores e morais, culturais deve ser vista com seriedade. O prelado fala da participação da Igreja Católica na recuperação destes valores

FONTE:VOA