domingo, 17 de janeiro de 2021

POLICIA DA LUNDA NORTE ACABA DE PRENDER MAIS UM ACTIVISTA POLITICO E MEMBRO DO PROTECTORADO PORTUGUES DA LUNDA TCHOKWE

 




Cuango, 17/01 – Na Lunda – Norte, a Policia acaba de prender mais um Activista Politico e Membro do Movimento do Protectorado Português da Lunda Tchokwe, o senhor Simão Mukepe, na localidade do Cuango, numa campanha de intimidação por causa da manifestação pacifica anunciada para o dia 30 de Janeiro de 2021, que a própria administração nega a sua realização, segundo eles por causa do Decreto Presidencial sobre a COVID-19.

 

Fonte da Policia no Cuango, disse que os mesmos serão acusados de terem instrumentos (Catanas e Machados) para deferir golpes mortais contra agentes da Policia durante a manifestação.

 

O Activista Simão Mukepe, foi encontrado em sua casa e o levaram para a unidade policial sem nenhuma explicação.

 

As ameaças e intimidações no Cuango por parte da Policia estão a ser interpretadas como a forma de conterem os ânimos da população que esta a se preparar para se manifestar.

 

Na passada quinta feira dia 14 de Janeiro de 2021, na Lunda – Sul, outros três Activistas do Secretariado Regional do Movimento do Protectorado Português da Lunda Tchokwe, ficaram retidos no Comité Provincial do MPLA em Saurimo, durante cerca de três horas sob fortes interrogatórios como o MPLA fosse a policia ou entidade de Justiça.

 

O Secretariado Regional do Cuango do Movimento do Protectorado Português da Lunda Tchokwe, esta a espera para saber da PGR qual será a acusação contra os três membros ora presos: Paulo Jorge Kulinua, Henrique Ylinga e agora o sr Simão Mukepe, informação que deverá acontecer somente amanha segunda-feira 18 de Janeiro.

 

Outra fonte da Policia do Cuango, disse que os Activistas Paulo e Ylinga estiveram ontem 16 de Janeiro numa sessão de fotografias coagidas empunhando as catanas, que serão usado como móbil do crime e fazer convencer a procuradoria de legalizar a prisão e consequente julgamento.

 

 

Por Fidel Kassongo no Cuango