Actualidade Jornal da Hora H TV
O Presidente do Movimento Protectorado Lunda Tchokwe José Mateus Zecamutchima afirmou recentemente em entrevista a Tv HORA-H que tem trocado correspondências com a Presidência da República e desmente a resposta dada ao Jornal o País pelo Governador da Lunda Norte Ernesto Muangala sobre o desconhecimento da existência do Movimento.
ANA COSTA
José Mateus Zecamutchima que falava sobre o estado socioeconómico das Lundas referiu que tem havido troca de ofícios tanto com a presidência como com as demais instituições existente no país.
“Quando o governo troca correspondência com uma organização que ele ignora é porque conhece essa organização, o que falta é coragem por parte politica do MPLA de assumir a questão das Lundas” afirmou Zecamutchima ao Hora H
Para o Presidente que diz lutar há mais de 13 anos pela independência das Lundas a declaração feita pelo Governador da Lunda Norte Ernesto Muangala, a um dos órgãos privados do País, sobre o desconhecimento da existência do Movimento protectorado Lunda Tchokwe trata-se de uma “ignorância e estupidez”
“São trabalhadores ao serviço do MPLA estão a cumprir apenas a regra do partido. Se todos os jornais da capital escrevem sobre o movimento do protectorado como é que um dirigente do tamanho do governador vai dizer que nunca ouviu falar? Questionou o Presidente acrescentando que “está se enganar a si próprio, e, isso até chama-se estupidez”, concluiu José Mateus Zecamutchima.
O Líder defendeu ainda que ninguém é obrigado a aderir a Organização e explica que “quando se fala do Movimento Protectorado quer dizer que todo filho da Lunda está dentro dos tratados assinado, não importando em que espaço ou posição estiver”.
O Hora H contactou nesta segunda-feira, 17, por via telefónica o Governador da Lunda Norte Ernesto Muangala e na ocasião a sua secretária orientou a contactar o Gabinete de Comunicação Institucional do Governo Provincial, para deixar o questionário do assunto a tratar.
Acompanhe esta semana na TV HORA a grande entrevista com o Presidente do Movimento Protectorado Lunda Tchokwe José Mateus Zecamutchima sobre o estado socioeconómico das Lundas.