terça-feira, 17 de dezembro de 2019

MENSAGEM DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE ALUSIVA A QUADRA FESTIVA





Caros compatriotas,
Caros irmãos, povo Lunda Tchokwe!..

Estamos em pleno período de festas do final de ano de 2019 e a espera da chegada de 2020. Os desafios para o próximo ano de 2020 serão inúmeros, para cada cidadão da nossa terra, da Nação Lunda Tchokwe ao lado dos povos que lutam por justiça, liberdade, igualdade social e política.

Este período festivo representa paz e reconciliação, unidade, solidariedade, simplicidade que são valores que devemos continuar a seguir, denunciar a violência e a vingança, apenas as mensagens pregadas de arrependimento e de salvação, tanto espiritual como físico.

São estes valores de interesse para todos nós, são estes valores com que poderemos exigir dignidade com dignidade, a fim de servirmos unidos a luta para a emancipação da Nação Lunda Tchokwe.

Aos membros do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, o ano de 2020, será de muitos desafios, de mobilização total e generalizada, da procura de novas vitórias políticas, será o ano de muita entrega a causa, será o ano da realizar da convenção extraordinária, onde iremos tomar decisões do futuro da luta reivindicativa da nossa autodeterminação.

A Convenção Extraordinária deverá decidir o rumo do Movimento, decidirá o futuro que queremos para a Nação Lunda Tchokwe e as 6 teses  para a reconstrução do passado, construção do presente e do futuro.

Autonomia da Nação Lunda Tchokwe, não será uma obra de um homem, ou de um grupo de pessoas ou de indivíduos fanáticas. A Autonomia será construída por todos os filhos Lunda Tchokwe, começou a ser construída muito antes, em 1885 – 1894, quando foram assinados os tratados de Protectorados com Portugal.

O contencioso ou a questão da Lunda 1891 – 1894, foi o reconhecimento internacional da nossa existência como Nação quando Portugal confrontado com a Bélgica sobre a posse da nossa terra, o contencioso sob a observação da França,   Alemanha, Inglaterra e a presença do Vaticano, deram razão a Portugal como o Protector da Lunda, nunca como colonizador.

Por isso, no dia 24 de Março de 2020, haverá manifestação vigília silenciosa durante este dia em homenagem aos 125 anos do reconhecimento internacional da Lunda Tchokwe.

A nossa Autodeterminação será construída por varias pessoas de bem que nos amam; Angolanos,   Bakongos,   Ndongos, Kwanhamas, Umbundos e pessoas de diversas Nações com  distintas opções ideológicas, com o apoio de organizações cívicas, politicam e de Governos em África,  Europa e a Comunidade das Nações Unidas.

Essa será a nossa tarefa primordial em 2020, com uma “DIPLOMACIA” profunda com os representantes da Missão Externa do Movimento do Protectorado radicados na diáspora.

A imprensa e a comunicação social que joga um grande papel na divulgação da verdade, na informação e formação de um homem novo, será a nossa arma principal, contamos com os jornalistas, Sites de divulgação, advogados e juristas, aos quais desejamos festas felizes.

A situação económica e social da NAÇÃO LUNDA TCHOKWE é zero. O propalado crescimento económico operado em Angola não se traduz em benefício no território Lunda Tchokwe, onde falta tudo; desde infraestruturas, escolas, hospitais, estradas, falta de emprego, pobreza extremo, miséria e fome, milhares de crianças não têm acesso à escola, onde a qualidade de ensino é péssima, água potável e energia são miragens para mais de 90% da população Tchokwe.

Persiste a situação de elevadas taxas de mortalidade infantil e materna na Lunda Tchokwe, segundo dados oficiais; morreram em 2019 na localidade de Cafunfo, Cuango e Saurimo acima de 10.000 crianças com diferentes patologias, por falta de hospitais de referência, falta de médicos por especialidades e falta de medicamentos, a expropriação de terras aos camponeses continua, o cenário da Nação Lunda Tchokwe  situa-se entre os piores de Angola e da região da Africa Austral.

Com este regime colonizador de Angola nada vai mudar, nem que passem mais 44 anos da sua presença usurpadora e dependência.

Você que é filho Lunda Tchokwe; Ministro, Militar, Policia, Marinha, Força Aérea,  Policia de Intervenção Rápida, Policia da Guarda Fronteira, Agente dos Serviços Secretos, Governador ou Administrador Municipal ao serviço do regime colonial de Angola e do MPLA, você que é Jornalista, Advogado, Professor Universitário, Estudante Universitário, Medico, Enfermeiro, Funcionário na função publica, Politico ou Deputado, jovens organizados em associações da sociedade civil ou outra actividade, mamãe Zungueira, motoqueiro, você que trabalha no mercado para dar sustento a família ou desempregado vai ficar indiferente perante este quadro desolador da sua própria terra?..

O futuro da Lunda Tchokwe  encontra-se ancorado dentro de cada um de nós, na união de forças e de acção conjugada irreversível e incondicional. Junta-se a esta nobre causa, a libertação!..

A nossa luta é legitima, é contra a usurpação e o neocolonialismo moderno Africano, acompanhado da Incapacidade e impotência com pendor repressivo sobre o Movimento Reivindicativo Lunda Tchokwe,   com a promoção gratuita da  violência que cresce todos os dias, o governo angolano matou cidadãos nacionais tchokwes por reivindicar o direito inalienável da nossa historia jurídica a independência.

Muitos concidadãos bateram palmas, agradeceram a acção assassina do regime angolano na Lunda Tchokwe, imaginem sofrimento daquela família que perdeu seu filho jovem de tenra idade? O sangue deste jovem verteu para nos tirar do cativeiro, a nossa solidariedade para com todas estas famílias.

Finalmente o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe inclina-se perante a memória dos membros anónimos desaparecidos em defesa da Autodeterminação Lunda Tchokwe e acolhemos com agrado os sentimentos de reconhecimento de muitos outros filhos da nossa terra, a sua solidariedade  nos dá mais força e coragem para continuarmos a sacrificar a nossa vida e a da nossas próprias famílias, que há muito perderam o nosso carinho e amor.

Orgulhamo-nos também do apoio do nosso povo, da Autoridade do Poder Tradicional Lunda Tchokwe, perseguida todos os dia pelo MPLA, pelo facto de estes apoiarem sem reserva o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe.

Os desafios em 2020 serão maiores ainda, como a obsessão permanente do regime ditatorial na implementação de mecanismos sofisticados de controlo da sociedade, desde a proliferação de câmaras de vigilância, a perseguição homem-a-homem, as escutas telefónicas dos activistas do movimento, sociedade civil, organizações não governamentais, pelos serviços de segurança; SINSE/SINFO, SISM, com ameaças sistemáticas, prisões, torturas e outras formas repressivas e dos assassinatos persistentes na Lunda Tchokwe.

Aos membros do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, a UMULE – União da mulher Lunda Tchokwe,   JUPLE – Juventude Patriótica Lunda Tchokwe e o nosso povo,  desejamo-vos empenho, disciplina e organização para que em 2020 podermos vencer a nossa causa.

DEUS Abençoe todas as famílias de Angola e as da Nação Lunda Tchokwe, que a prosperidades venha para todos no ano de 2020.

FESTAS FELIZES!..

Comité Politico do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, em Luanda aos 17 de Dezembro de 2019.