sábado, 28 de outubro de 2017

Catalunha declarada independência, Madrid acciona artigo 155 da constituição da Espanha


Catalunha declarada independência, Madrid acciona artigo 155 da constituição da Espanha




Depois de terem sido contados os votos e de a presidente do parlamento, Carme Forcadell, ter anunciado o resultado da votação da proposta de declaração unilateral de independência (com 70 votos a favor, 10 contra e dois em branco) ouviram-se aplausos no Parlament catalão. E, logo de seguida, ouviu-se o hino da Catalunha cantado pelos deputados que votaram a favor desta resolução bem como pelas pessoas presentes nas galerias.



O governo central espanhol anunciou nesta sexta-feira a dissolução do Parlamento regional catalão, a demissão de lideranças locais e a convocação de uma eleição catalã para 21 de dezembro, em resposta à aprovação do início de processo de independência da Catalunha.

Em meio à mais grave crise política da Espanha nas quatro décadas de redemocratização, o premiê espanhol, Mariano Rajoy, afirmou, em discurso transmitido pela TV, que o presidente catalão Carles Puigdemont e seu gabinete serão removidos de seus postos e que os catalães escolherão novos representantes.

"É urgente ouvir aos cidadãos catalães, a todos eles, para decidir seu futuro, e ninguém pode agir fora da lei em nome deles", declarou Rajoy.

A crise escalou nesta sexta-feira quando o Parlamento da Catalunha deu aval ao processo para "constituir uma república catalã como Estada independente, soberana, democrática e social”, em uma sessão tumultuada, que foi abandonada pelos principais partidos de oposição antisseparatistas.

Cerca de uma hora depois, o Senado espanhol aprovou a intervenção de Madri no governo catalão, dando a Rajoy o poder de dissolver o Parlamento catalão e convocar eleições.

As medidas, amparadas no artigo 155 da Constituição espanhola, foram aprovadas na Câmara Alta com 214 votos a favor, 47 contra e uma abstenção.