quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS SIMULA ANÚNCIO DE RETIRADA DO PODER QUE OCUPA HÁ MAIS DE 37 ANOS E É INTERNADO DE URGÊNCIA EM BARCELONA

JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS SIMULA ANÚNCIO DE RETIRADA DO PODER QUE OCUPA HÁ MAIS DE 37 ANOS E É INTERNADO DE URGÊNCIA EM BARCELONA



Lisboa – O  Presidente  José Eduardo dos Santos tenciona transmitir aos membros do seu partido a cerca da sua suposta  indisponibilidade para participar  na  campanha eleitoral das eleições de 2017  com o intuito de testar reações internas.


Fonte: Club-k.net


PARA JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS  TESTAR REAÇÕES




O anuncio deverá ser feito primeiramente na cúpula do Bureau Politico do MPLA a ter lugar no dia um de Dezembro  para depois  o assunto ser  transitado para uma  reunião da 2ª Sessão Ordinária do   Comitê Central convocada pra o dia 2 do mesmo mês.



Para a programada reunião do Comitê Central, dois altos dirigentes do partido, Kundi Paihama  e Joanes André, foram orientados  pelo general Manuel Hélder  Vieira Dias “Kopelipa” a  se oporem ao suposto  anuncio de retirada de José Eduardo dos Santos provocando assim um debate de oposição a alegada vontade do PR, em deixar a vida politica.  



A estratégia principal, segundo estimativas  é passar a mensagem a sociedade no geral de que José Eduardo dos Santos tenciona por vontade própria retirar-se da vida politica,  mas que  não o faz  devido a pressão de uma corrente liderada   por Kundi Paihama e Joanes André que - em representação dos militantes da zona sul e norte do país -  o  impedem de deixar o poder.



José Eduardo dos Santos foi um líder que na década de oitenta gazava de carisma e apoio popular em Angola. Desde os últimos cinco anos, o estadista enfrenta um  período de desgaste da sua imagem acompanhado com a sua impopularidade  no seio da  camada mais jovem que  através das redes sociais acusam no de  ser um líder que faz recurso as forças policias para reprimir jovens que criticam a sua longevidade no poder.  A sua liderança tem sido também prejudicada com os escândalos de corrupção, e favorecimento e nomeações dos seus filhos para lugares tenente no aparelho de Estado. 



De entre os seus colaboradores, acredita-se que com o anuncio da sua  suposta retirada da vida politica possa acalmar as vozes contestarias e que o mesmo  passe a ser visto como um líder que “até deseja deixar o poder” mas que não o faz por pressão dos barões do seu partido.



Eduardo dos Santos internado de urgência


Redacção F8



José Eduardo dos Santos foi internado, de urgência, numa clínica em Barcelona. O Presidente de Angola, depois de já este mês ter sido consultado no mesmo estabelecimento de saúde, regressou ao país para assistir ao funeral do irmão, teve agora de regressar de urgência a Espanha, segundo apurou o Folha 8.



O Presidente da República está gravemente doente, admitindo-se nos círculos que lhe são próximos que possa não resistir ao evoluir da doença, do foro oncológico. 



“Na prática, José Eduardo dos Santos já não governa o país”, admitiu ao Folha 8 uma fonte próxima, acrescentando que “mesmo que consiga ultrapassar esta penosa fase da doença, dificilmente terá condições físicas e psicológicas para desempenhar o cargo”.



Certo é que a reunião do Comité Central do MPLA, convocada para sexta-feira mas que poderá ser adiada, não contará com a presença de Eduardo dos Santos.



Notícia em desenvolvimento