quarta-feira, 2 de novembro de 2016

DIAMANTE DE 400 KILATES ENCONTRADO NO KIMBERLITO DE CATOCA ESTE SÁBADO,O MESMO JÁ SE ENCONTRA NO PALÁCIO PRESIDÊNCIAL EM LUANDA

DIAMANTE DE 400 KILATES ENCONTRADO NO KIMBERLITO DE CATOCA ESTE SÁBADO, O MESMO JÁ SE ENCONTRA NO PALÁCIO PRESIDÊNCIAL EM LUANDA

Um diamante de 400 kilates, é a última novidade do Kimberlite de Catoca a escassos 30 km a norte da cidade de Saurimo, a capital da Lunda-Sul.


O diamante foi encontrada no kimberlite este sábado 29 de Outubro de 2016. No domingo 30 de Outubro, o Presidente José Eduardo dos Santos enviou uma Aeronáve, um jacto da Presidência em busca da mesma. A  sua saída de Catoca para Luanda, esteve sob protecção de um Exercito de Seguranças armados até os dentes, de acordo com os trabalhadores que estiveram envolvidos na hora de acharem uma das mais importantes pedras de diamantes de Catoca.


De lembrar que, nos últimos tempos tem saido muitas pedras de diamantes  encontradas na Lunda Tchokwe com pesos acima da média, e esta, soma-se a outro diamante de 404 kilate que foi encontrado na localidade de Lulu ao município de Capenda Camulemba, a mesma hoje é próprietaria da senhora  Isabel dos Santos, a filha do Presidente de Angola José Eduardo dos Santos.


Esta pedra vai correr o mesmo caminho, as mãos da nobreza, a rainha de Angola, a filha do Presidente José Eduardo dos Santos.


E, como estamos com a Nação Lunda Tchokwe? Na miséria, pobreza extrema e absoluta. Nas praças locais, uma colher de chá, é a medida de óleo alimentar que custa 200 Kz. No dia dos finados, a Lunda-Sul é campeã de números assustadores de obitos, jamais vistas no tempo da presença do Protector da Lunda, a coroa portuguesa – 1885/1975.



Mais novidades acerca da novo diamante, na nossa próxima edição…