segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

OS PRESOS POLÍTICOS & AS PRATICAS DE TORTURA TRAZIDAS DE CUBA QUE ENCONTRARAM UM TERRENO FÉRTIL EM ANGOLA - ( I )

OS PRESOS POLÍTICOS  & AS  PRATICAS  DE TORTURA  TRAZIDAS  DE  CUBA QUE   ENCONTRARAM  UM TERRENO FÉRTIL EM ANGOLA - ( I )




Antes de me alongar  presto  um minuto de silencio em memória  aos  tantos compatriotas que foram eliminados  por pensarem e agirem diferente das regras estabelecidas pelo regime vigente em Angola  que  é para mim  sim  uma pura ditadura .


E para provar  que Angola  é sim uma ditadura ,  manos  convidos á visitarem ás cadeias angolanas  e contabilizem  quantos  militantes e dirigentes dos Movimentos  do Protectorado das Lundas Tchokwe  e da  Frente de Libertação do Enclave de Cabinda estão presos  uma grande maioria sem nunca terem sido julgados ?



E  se  essas  provas  existentes  asfixiadas  nas cadeias angolanas  e nalguns lugares secretos improvisados  não é o suficiente para  classificarmos   JES e seu regime como ditaduras sem somarmos as fraudes eleitorais  e as matanças que foram institucionalizadas  então   manos que me perdoem   quem sabe  dei num louco ?

Seja como for e brincadeiras á parte , Angola é sim uma ditadura  e não tenho problemas em considerar José Eduardo dos Santos e outros do mesmo naipe como uma espécie de Hitler do tipo novo ou seja ( modernos ) .

Hoje fala-se em quase meio milhão de pessoas  nas cadeias angolanas sendo uma boa percentagem presos de consciência e lá porque existe simulações de eleições eleitorais , uma famigerada e farsa chamada  assembleia nacional não deixa de ser uma ditadura  no meu  entender.

O paradoxo é que os presos de consciência em Angola , não só estão nas cadeias  como até  mesmo dentro do próprio  MPLA e do governo , os que  já provaram um dia do próprio e mesmo veneno da ditadura , mas para não terem que ser presos vão simulando  uma falsa solidaridade e fidelidade ao ditador angolano JES durante esses perto  de 40 anos.

Termino  essa questão dos presos politicos como comecei  agora  não com o minuto de silencio mais sim , prestando toda minha solidaridade aos tantos presos políticos jovens , estudantes , professores , religiosos e manifestantes em especial  da FLEC e do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe .




PRATICAS  DE TORTURA  TRAZIDAS  DE  CUBA  ENCONTRARAM  UM TERRENO FÉRTIL EM ANGOLA !



Desde os tempos da tenebrosa ( Disa ) antiga policia secreta de Agostinho Neto , que as formas de tortura utilizada  nas cadeias angolanas contra presos políticos têm uma estreita ligação e semelhança  com as técnicas desenvolvidas em Cuba  para torturar presos políticos.


São vários os membros da secreta angolana que conheci pessoalmente  que  foram treinados e especializados em  escolas cubanas e russas de onde   regressaram um tanto transtornados  e ainda estou para saber  se  bebiam sangue humano ou comiam  carne de leão  nesses países.

Um exemplo concreto foi  o Carlos Jorge  que regressou de Cuba pior que uma víbora  que cuspia  veneno por toda parte onde caminhava  e raramente não deixava um morto por onde passasse.

Até  já o chamavam o " Mariguelas " homem que antes não fumava mais na hora de aplicar todo o seu sadismo aos tantos presos que matou e mandou matar na sua maioria seus melhores amigos de infância e não só , quase esgotava  com um maço de cigarros queimando os corpos das suas vitimas.

Não tenho duvidas de  que a maioria dos  especialistas  em tortura tenham  sido indicados e recrutados neste momento para servir o regime  angolano  numa troca permanente de experiências  com os  mais variados  sectores da secreta angolana  sob várias fachadas. 


Importa  dizer  que para além de Carlos Jorge , existem outros  sádicos e sádicas que  foram utilizadas para massacrar e que mesmo eles e elas tendo nomes e idades , nunca foram  mencionados( as ) em nenhum dos livros que já li ate agora que falam dos acontecimentos do 27 de Maio de 1977 e outros.

Ao falar do assassino Carlos Jorge recordo-me de uma das suas vitimas  ( Man Palhas ) o Palhaço o nosso inesquecivel amigo e grande referencia no bairro Sambizanga .


E  para as pessoas da minha geração que o conheceram e não sabiam , importa dizer  o seguinte ; o nosso ( Man Palhas ) antes de ser eliminado  já tinha uma das vistas totalmente queimada por beatas de cigarros   durante as secções de tortura ordenadas por Carlos Jorge.

Recordações do (  Man Palhas ) !



Ainda me recordo como se fosse hoje  daquele jovem magrito , cheio de pujança juvenil e com muita vontade que tinha de viver , que morava não muito longe da ( Betão Zaire )  antiga fabrica  de cimento e betão armado num triângulo onde tinha como vizinhos o Pedro Augusto ( Pierre ) um cabeçudo que guardava muita sabedoria em sua cabeça , e do outro lado morava o ( Pascoal Kabuz )  um dos grandes lutadores nosso mais velho.




Man Pallhas  pertenceu ao grupo dos famosos e figuras de referencia do bairro  Sambizanga nos anos ( 68/74 ) , onde pontuavam o Zeca Pinho , Karrasquinha , Lisboa Santos , Cuca , Suze , Simião , Mr. Mbunku , Tombias Mufest , Santos ( Balsam Americano ) ,  Bate Xonas , Pedro Augusto ( Pierre ) o Chico Tim Tim , Kiferro , Belita Pandas , Elizeu Bondecas ( Gato Vitória ) Miralme entre outros ( as ).

Cada um desses jovens tem a sua  própria  história que fez deles figuras famosas e de  referencia no bairro Sambizanga e promete desenvolver qualquer dia quando tiver que os homenagear .

Estou a refrescar a memória para vos desenhar com uma certa precisão os instrumentos de tortura que foram utilizados em algumas cadeias contra presos políticos no tempo da DISA  , e acredito ate hoje  talvez  com um  cheirinho   diferente saído  no fundo  da mesma merda.

Seja como for o método de tortura através  do choque eléctrico foi um dos mais cruéis e utilizados  largamente por operativos tão sádicos como Osvaldo Inácio , Carlos Jorge e Pitoko que começava normalmente nas partes mais sensíveis do corpo dos presos como no pénis , ouvidos ,  língua e  nos dentes  com descargas sucessivas ate que os presos caíssem pelo chão sem sentido e quantos não acabaram mortos na altura ainda estou para saber.

Das vitimas de choque eléctrico quanto sei ainda existe uma pessoa viva , curioso  nunca se pronunciou quem sabe porque foi educado á ficar calado ate morrer ?

Termino a primeira parte desta crónica   com as palavras sábias de um dos grandes economistas angolanos que conheço , ele sabe quem é , que uma vez me disse  e bem dito ;




 " Quem não diz  hoje , não significa que não  dirá qualquer dia "