sábado, 21 de janeiro de 2012

IMPUNIDADE NA LUNDA-SUL, POLICIA ESPANCA CIDADÃO E AINDA DESTRÓI A SUA VIATURA


IMPUNIDADE NA LUNDA-SUL, POLICIA ESPANCA CIDADÃO E AINDA DESTRÓI A SUA VIATURA

SAURIMO - O cidadão de nome Cagigi Futcheca Cangolo , de 34 anos de idade, proprietario da Viatura TOYOTA vulgo rabo de pato, cor preta com a matricula LD- 42 – 09 – AC, viu a mesma a ser danificada por um Agente da Policia Nacional de Angola, na cidade de Saurimo sem poder fazer nada, e ainda espancado, torturado e aprisionados durante 5 dias com mais duas pessoas que ia junto na viatura.

O barbaro acto teve lugar no dia 11 de Novembro de 2011, quando este foi interceptado por dois agentes reguladores de transito, os Sres Julio de Araujo Mateus e Alberto Francisco Mabuta.

Fomos interceptados pela policia de transito, porque eu havia buzinado, com o objectivo de afastar as criaças que estavam no meio da rua, porque a buzina do meu caro era igual a utilizada nas viaturas da policia, eles pararam-me, logo perguntaram, porque vocé tem essa buzina no teu caro? – Eu respondi que comprei o carro em Luanda já com este tipo de buzina, sem mais palavras, receberam a chave e as minhas cartas, mandaram-nos sair da viatura, logo apareceram outros agentes, que sem perguntarem começaram a nos espancar até nos levar na esquadra, e ainda continuaram a baterem em nós durante 5 dias e depois deram-nos soltura sem mais nada.

O meu espando, foi quando saimos da prisão, recebi os documentos e a chave, quando fui ver a minha viatura no parque da Policia, o caro estava danificado sem recuperação. Perguntei como aquilo aconteceu, um policia disse-me que, aqueles que vos colocaram na prisão é que acidentaram com a mesma.

No dia 17 de Novembro, escrevi uma carta e dirigi a mesma ao Sr Procurador Províncial (PGR), com cópia ao Sr Comandante da Policia da Lunda-Sul e uma outra Carta para a Senhora Governadora Candida Narciso.

Desde Novembro de 2011 até agora que estamos em Janeiro de 2012, nenhuma Instituição se dignou a dar-me resposta. Fui espancado sem problema, colocaram-me na cadeia sem crime e ainda destruiram a minha viatura. Quanta impunidade nesta cidade aos olhos dos orgãos oficiais e ninguém se importa com a vida da população...disse a concluir o Sr Cagigi.

Vou levar este caso nos tribunais de Luanda, talvez ai possa haver solução já que aqui, nem mesmo a senhora Governadora foi incapaz de dar alguma resposta.

Em Saurimo por
VMuautende