quarta-feira, 8 de novembro de 2017

ERNESTO FERNANDO CHITECULO FEZ RADIOGRAFIA NO SECTOR DA EDUCAÇÃO DA LUNDA SUL, PROFESSORES EXIGEM DEMISSÃO DO DIRECTOR PROVINCIAL

ERNESTO FERNANDO CHITECULO FEZ RADIOGRAFIA NO SECTOR DA EDUCAÇÃO DA LUNDA SUL, PROFESSORES EXIGEM DEMISSÃO DO DIRECTOR PROVINCIAL


O recente nomeado, Governador da Lunda-Sul, Ernesto Fernando Chiteculo esteve, reunido pela primeira vez com a classe docente da província a quem auscultou os vários problemas que afecta os homem do giz.


O encontro que durou quatro horas, os professores e seus representantes sindicais, apresentaram várias preocupações que afecta os profissionais da circunscrição Lunda-Sul, apontam sugestões de reestruturação dos seus responsáveis por individualidades competentes para dirigir sem vício.


Dos vários assuntos abordados falou se do nepotismo reinante no sector da educação, a venda de promoções e a escolha de directores escolares com o objectivo de favorecer a beneficência de altos salários aos parentes mesmo sendo estes incompetentes. Os docentes também apontaram a questão dos concursos público da educação que tem sido alargado até aos simples cidadão que não tem a formação pedagógica.

   
 Questão de interferência dos directores na alteração ou adulteração de pautas finais favorecendo estudantes que não assistem aulas ao longo do ano lectivo e que só aprecem aos exames como se tratasse dum ensino a distância.


Por sua Vez o governador Ernesto Chiteculo comprometeu-se em tudo fazer, aquilo que estiver ao seu alcance para inverter o quadro dos problemas identificados no sector da educação na Lunda-Sul.


O Governador tem outra agenda para hoje 8 de Novembro, com os profissionais do sector da Saúde, a pior doença da Lunda – Sul deixada pelo consulado da sra Cândida Narciso (2008 - 2017), catapultada a deputada na Assembleia Nacional em Luanda.


Reconhece-se que a Província da Lunda-Sul é campeã em Governadores seguida de Luanda, é também a ultima em tudo; extrema pobreza da população, 90% da população em idade activa desempregada, pior índices de educação e saúde e um elevado número de mortes materno infantis da região de África Austral, 90% da população não consome água potável, pior índice da região da SADC no seu desenvolvimento económico social e humano.


Será que Ernesto Chiteculo com o seu MPLA vai conseguir inverter este pirâmide da desgraça nos próximos 5 anos deste mandado?


O desafio esta nas mãos de ERNESTO FERNANDO CHITEKULO!..