segunda-feira, 2 de outubro de 2017

CATALUNIA UM ESTADO ANEXADO AO REINO DA ESPANHA, EXIGE SUA INDEPENDÊNCIA, O REFERENDO DE DOMINGO 1 DE OUTUBRO TESTEMUNHOU O DIREITO NATURAL DOS CATALÃS COM O SALTO DE VIOLÊNCIA POLICIAL RESULTOU EM 850 FERIDOS CONFIRMADOS

CATALUNIA UM ESTADO ANEXADO AO REINO DA ESPANHA, EXIGE SUA INDEPENDÊNCIA, O REFERENDO DE DOMINGO 1 DE OUTUBRO TESTEMUNHOU O  DIREITO NATURAL DOS CATALÃS COM O SALTO DE VIOLÊNCIA POLICIAL RESULTOU EM 850 FERIDOS CONFIRMADOS




A  Catalunha é uma nação sob regime de comunidade autônoma histórica localizada no nordeste da Península Ibérica formada inicialmente a partir de municípios que formaram a Marca de fronteira do Império Carolíngio e da extensão e completando unidade foi durante toda a Idade Média.


Após a união dinástica do Condado de Barcelona e do Reino de Aragão, no século XII, os territórios catalães fazia parte integrante da Coroa de Aragão, alcançando um marítima notável e domínio comercial no final do período medieval. Actualmente, a palavra é comummente usada para se referir a Catalunha da comunidade autônoma de mesmo nome, localizada na Espanha. Mas também pode ser usado dentro do contexto de Países  Catalães, um conceito político que engloba a Catalunha com outros territórios de cultura catalã.


Catalunha (originalmente em catalão Catalunya; em  castelhano Cataluña; em  occitando Catalonha) é uma  Comunidade Autónoma da Espanha, situada a nordeste da Península Ibérica. Ocupa um território de cerca de 32.000 km², limitada a norte pela França e por Andorra, a leste com o Mar Mediterrâneo, a sul com a Comunidade Valenciana e a oeste com Aragão.


 A capital e área urbana mais populosa da Catalunha é a cidade de Barcelona.


A comunidade compreende a maior parte do território do antigo Principado da Catalunha (com o restante Rossilhão agora parte do departamento francês dos Pirenéus). A Catalunha é reconhecida como uma nacionalidade no artigo segundo da Constituição Espanhola onde se refere a nacionalidade historica,  reconhecendo e garantindo o direito à sua autonomia. No preâmbulo do seu Estatuto de Autonomia, aprovado pelo povo catalão via referendo em 2006, a Catalunha é definida como NAÇÂO.


REFERENDO DÁ MAIORIA ESMAGADORA À INDEPENDÊNCIA DA CATALUNHA



O "SIM" arrecadou 90,09 por cento dos votos no referendo realizado este domingo, segundo anunciou o governo regional. Segundo o executivo da Generalitat, votaram 2.262.424 eleitores.



Os resultados do referendo eram esperados por milhares de pessoas que se encontram este domingo na Praça da Catalunha, em Barcelona. Na conferência de imprensa após a contagem dos votos, o porta-voz do Governo catalão Jordi Turull anunciou que 90,09 por cento (2.020.144 dos eleitores) escolheram o "Sim" à independência da Catalunha. 


Dos votos válidos, 7,87 por cento votaram no "Não" à independência (176.565 eleitores), 0,89 por cento de votos nulos (20.129 eleitores) e 2.03 por cento de votos brancos (45.586 eleitores). 




Segundo a Generalitat, foram contados 2.262.424 votos neste escrutínio. A Assembleia Nacional catalã tinha definido a marca de um milhão de votos como um "éxito" para o referendo.


Jordi Turull referiu que foi impossível contabilizar cerca de 770.000 votos, segundo a estimativa do governo catalão, na sequência do encerramento de 400 escolas e outros locais de votação ou mesmo a apreensão de urnas pela polícia. 


À hora do anúncio feito pelo governo catalão, faltavam ainda apurar cerca de 15 mil votos, faltando apurar pouco mais de seis por cento de votos.