sábado, 23 de setembro de 2017

MPLA E A CORRUPÇÃO NEPOTICA DA EDUCAÇÃO NA LUNDA-SUL, PROBLEMAS DE SEMPRE DO MINISTÉRIO DE PINDA SIMÃO

MPLA E A CORRUPÇÃO NEPOTICA DA EDUCAÇÃO NA LUNDA-SUL, PROBLEMAS DE SEMPRE DO MINISTÉRIO DE PINDA SIMÃO


Fonte da Policia de Investigação Criminal, vulgo SIC, que pediu anonimato, denuncia a obstrução e interferência da Autoridade do Governo Província da Lunda – Sul, no processo crime instaurado à Direcção da Educação que têm como implicados os responsáveis do mesmo, envolvidos na venda de vagas e promoções de professores, com valores monentários que rondam entre 10.000.000,00 à 15.000.000,00 milhões de Kwanzas, na promoção que fizeram a profissionais de Educação desproporcionalmente pelo tempo de trabalho e os níveis académicos que possuem os mesmos.


Um destes responsáveis implicado na corrupção direita, que já se encontrava suspenso das suas actividades, retomou os trabalhos, trata-se do Chefe de Recursos Humanos da Direcção Províncial da Educação senhor DEMBO.


O Ministério da Educação de Pinda Simão do MPLA, terá enviado vagas para promossão e admissão de novos profissionais educadores para a Lunda-Sul, mas a quadrilha instalada na Direcção provincial da Educação, canalizou estes para a sua ganancia, esquecendo-se dos verdadeiros profissionais e com requisitos para o efeito, acção que o SIC considera de crime de peculato,  obtenção de lucros a margem da Lei, favorecendo a rede de forma ilegal, fora dos instrumentos jurídicos para os concursos públicos.


A fonte do SIC que temos vindo a citar, disse que há muitos responsáveis da Direcção da Educação implicados incluindo alguns responsáveis do Governo Províncial, por isso é que aqueles dirigentes tudo estão a fazer para evitar que as investigações tenham continuidade, ou seja obstrução a justiça.


A respeito, o funcionário que beneficiou da ilicitude corrupta, denunciou publicamente a rede criminosa que culminou com a detecção do Chefe de Recurso Humano Provincial da Educação esta sendo ameaçado a manter o silêncio, para não descobrir a rede e a sua desmantelação,  prometeram-lhe influênciar o Tribunal Províncial  para não ser incriminado, se o processo transitar do SIC para aquela instância da Lei.


Por outro lado sabe se que os professores implicados foram chamados a uniformizar as suas declarações em caso de notificação pela policia de serviços de investigação criminal (SIC) de que as suas promoções não foram de âmbito local, mas sim de Luanda no Ministério da Educação de Pinda Simão do MPLA.


A Lunda sul debate-se com sérios problemas educativos queiram no que diz respeito a formação e acomodamento profissional, nos últimos tempos os concursos realizados não surtem efeito legal, porque os encarregue ao efeito, vende as vagas há preços de 150 a 350 mil Kz entre técnicos médios e superior respectivamente e as promoções também são feitas na base do secretismo com o pagamento de 400 mil para técnicos superior e 200 a 250 mil para técnico médio.


 Os prevaricadores nunca sentiram a mão pesada da Justiça, porque muitas denuncias foram feitas ao longo dos últimos 4 anos, o Ministro Pinda Simão veio a Saurimo, mas os problemas continuaram impones, razão porque estes prevaricadores têm a ousadia.


De Recordar que o ex Director da Escola Técnica de Saúde, auto demitiu-se, porque não queria compactuar com a vontade conivente de cobrar somas avultadas de dinheiro aos cidadãos em actos de matrículas que rondava entre 150 mil kwanza de ingresso aos interessados para beneficiar vontades alheias.


 Para esses actos ilícitos, sempre que a justiça local pretende instaurar processo-crime, os prevaricadores, encontram o proteccionismo invisível da hierarquia política local do MPLA e a interferência do poder executivo no judicial.


E, assim vamos continuar para mais 5 anos (2017-2022) da Educação em todo o território Lunda Tchokwe – Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte.


Por Samajone