quinta-feira, 17 de agosto de 2017

JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, SAI DO PODER, MAIS DEIXA DESASTROSAMENTE A LUNDA TCHOKWE COM A EXPLORAÇÃO EM SIMULTÂNEO DE DOIS KIMBERLITES CATOCA E LUAXE (LUATCHI) A 15 KM QUE OS SEPARA E POBREZA EXTREMA DO SEU POVO

JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, SAI DO PODER, MAIS DEIXA DESASTROSAMENTE A LUNDA TCHOKWE COM A EXPLORAÇÃO EM SIMULTÂNEO DE DOIS KIMBERLITES CATOCA E LUAXE (LUATCHI)   A 15 KM QUE OS SEPARA  E POBREZA EXTREMA DO SEU POVO



JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, SAI DO PODER MAIS DEIXA DESASTROSAMENTE A LUNDA TCHOKWE COM A EXPLORAÇÃO EM SIMULTÂNEO DOS KIMBERLITES DE CATOCA E LUAXE (LUATCHI)   A 15 KM QUE OS SEPARA  E POBREZA EXTREMA DO POVO TCHOKWE E OUTROS MINERAIS NÃO DECLARADOS CONSTITUEM UM ATENTADO ECOLÓGICO JAMAIS COMETIDO EM OUTRA PARTE DO MUNDO.


José Eduardo dos Santos realça estabilidade política e social no último mandato, deve ser  em Angola, porque não vimos esta estabilidade social desde 2012 na Lunda Tchokwe.


A delapidação da riqueza Lunda Tchokwe, foi o pano de fundo do último mandado do Sr José Eduardo dos Santos, e, será que, não haverá povos na Lunda Tchokwe nos próximos 100 á 200 anos ou mais?


Será que, as próximas gerações, não irão precisar desta riqueza que hoje o Governo de Angola e as companhias estrangeiras estão a delapidar sem deixar um único dia da semana sem extrair diamantes na Lunda Tchokwe?


Porque, é que o Governo de Angola e Companhias estrangeiras estão a pilhar os diamantes da Lunda Tchokwe e outros minerais não declarados como; Ouro, Cobalto, Magnésio, Gesso, Aluminho, inclusíve extração de terra, que tem sido contentorizada e enviada ao exterior sem nenhuma explicação?..


Que explicações tem o Governo de Angola, ao legalizar mais de 200 projectos de exploração de diamantes na Lunda Tchokwe, incluindo a exploração artesanal?.. veja como vive as populaçôes de Camutué, Calonda, Mufuto, Camissombo ou as populações junto ao Kimberlite de Catoca, do Cuango,  do Chitotolo, de Lulo ou os do Luó, vejamos como estão as populações de Saitari ou os da Comuna do Luangue…e o Cacolo?


Porque não falarmos do Cazombo, e a exploração infantil no Kuando Kubango, ou a pobreza na região circundante de Dilolo, Muconda e a Comuna do Kiluange?


Porque, é que o diamante da Lunda Tchokwe, não construiu sequer um Hospital de referência ou um campo Universitário digno e de referência tambám?..


Senhor Presidente José Eduardo dos Santos, vai mesmo abandonar o poder, os 174 cidadãos Lunda Tchokwes que desapareceram, em 2015 na localidade de Cafunfo, rusgados a luz do dia?..


Senhor Presidente José Eduardo dos Santos, vai mesmo abandonar o poder, que saudades deixaste ao povo Lunda Tchokwe?.. não conseguiste fazer em 2017 uma única visita aquele povo, que lembranças terão de ti?.. os de ter roubado os diamantes, favorecendo seus filhos.


O Gigante de mineração de diamantes  Russo  Alrosa,  que  actualmente  tem  uma destacada posição no Kimberlite de  Catoca na Lunda-Sul, e, consequentemente em toda a região que que é reclamada a sua autonomia como ESCÓCIA NO REINO UNIDO pelo Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, é o maior investidor nessa da mineração em cujo conseqência ecologicas e a devastação do meio ambiente não tem sido bem sucedidos ou com uma politica de a longo prazo, reflorestar a região, sob pena de, um dia haver aqui catastrofes naturais provocadas.


A exploração em simultâneo dos Kimberllite de Catoca e Luaxe a 15 km que os separa constituem um atentado ecológico jamais cometido em outra parte do mundo, pois resíduos químicos evacuado nos maiores rios circundantes nomeadamente; Chicapa e Luele, ambos afluente do rio Congo tem sido desastroso por causa dos produto usado na mineração para a separação dos diferentes minério e como consequência provoca morte das espécies subaquáticas, vegetação e poluição das águas de consumo das populações circundantes.


Uma delegação recentemente visitou a cidade Saurimo na inauguração do Laboratório de mineração regional, Integrava ministro de geologia e minas não conseguiu responder a imprensa local, que constatou a ausência da mão-de-obra local e os benefícios dos habitantes circunscritos nas zonas com exploração mineira em que o ministro preferiu não comentar e terminou dizendo; “os problemas locais só Deus é quem sabem


O Ministro  orientou  que não se divulgasse o resto de minérios que estão sendo descoberta nem a hasta pública nem no seio dos Lunda Tchokwe, limitasse apenas em diamantes e lamentou dizer que é uma pena já na velhice admirando com o potencial em descoberta de diversos tipos de jazigos neste território.


Senhor Presidente José Eduardo dos Santos, em 2012, lembrou-nos que os diamantes da Lunda Tchokwe, não valiam nada, nem para construir a estrada entre Xá Muteba até Saurimo e Dundo ou até a cidade do Luena, na realidade cumpriste. Vimos diamante de mais de 400 Kilates sairem do Lulo e de 558 Kilates de Catoca, mas a estrada Malange-Saurimo é a pior.


Vimos, entre 2012 e 2017, nascerem em Luanda todo tipo de complexos; desde grandes Hospitais, Universidades, Hoteis, Complexos como Kandando, Kero, torres de toda a imaginação, condóminios habitacionais, em fim, e, o Presidente José Eduardo dos Santos, diz que sai com Cabeça erguida. Sim, em Angola, porque na colonia da Lunda Tchokwe, não vimos nada.


José Eduardo dos Santos, no poder desde 1979, fez um balanço dos últimos cinco anos na Presidência e diz que crise económica se transformou numa oportunidade para o país, sim em Angola, talvez, menos a Nação Lunda Tchokwe, que da pobreza passou ao pauperimo, alguns diplomatas que deslocaram aquele território bem testemunharam essa realidade que colidem com o discurso de JES, claro, nesta hora de saída é dificil admitir derrotas…


A melhor maneira de ser livre é lutar com todos os meios ao alcance, sejam eles violentos, pacificos ou intelectuais, porque o homem que honra a sua dignidade é capaz de velar pela virtude de outros homens, na base de que os direitos inalienáveis da pessoa humana se conquistam, não se dão de graça, se arrancam, não se pedem nem se mendigam. Nõs não somos grandes para fazermos da maioria do nosso povo pequeno, somos grandes porque queremos que todo o Lunda Tchokwe se sinta grande mais que nós, a minha e a tua contribuição é a maior felicidade e o dever de sermos honrados.


Sebemos que a maioria dos nossos intelectuais, filhos Lunda Tchokwe agem sem pensar, outros nem por isso, pensam sem agir como um homem bom que deveriamos ser, agimos com egoismo e individualismo por não defendermos a nossa dignidade comum, enfrentando batalhas com o nosso poder de discernimento para vencermos as armadilhas que a vida nos prepara.


Não temos valor quando não sabemos defender a nossa honra, porque a liberdade custa muito caro, não devemos resignarmos dela, temos de pagar o preço mais caro que é a vida, porque JESUS deu a sua própria vida para que milhões sobre a terra fossem salvo por intermédio dele.


“OS INTELECTUAIS LUNDA TCHOKWE, OS PATRIOTAS BEM ESCLARECIDOS, DEVEM REFLECTIR SOBRE AS ACTITUDES DO SEU SILÊNCIO DIANTE DA VERDADE, SOBRE A SUA CUMPLICIDADES COM O TERRORISMO DE ESTADO NA NOSSA TERRA”


José Eduardo dos Santos, sai dos poderes em Angola, mais a reivindicação do nosso direito natural  Lunda Tchokwe a sua Determinação continuará com qualquer Partido; MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA ou APN que vai ganhar as eleições, e, constituir o novo Governo.