quarta-feira, 21 de junho de 2017

FLAGRANTE VIOLAÇÃO DE DIREITO A VIDA, POLICIA DA LUNDA SUL, NÃO ESTA A PERMITIR COMIDA AOS MEMBROS DO PROTECTORADO HÁ 24 HORAS, DETIDOS ESTA TERÇA FEIRA 20 DE JUNHO

FLAGRANTE VIOLAÇÃO DE DIREITO A VIDA, POLICIA DA LUNDA SUL, NÃO ESTA A PERMITIR COMIDA AOS MEMBROS DO PROTECTORADO HÁ 24 HORAS, DETIDOS ESTA TERÇA FEIRA 20 DE JUNHO


Saurimo, 21/06 – Os três membros do Secretariado Regional do Protectorado Lunda Tchokwe na Lunda Sul, os Sr Pereira Nanima, Kahanga Tchikomba e José Victor, estão sem comer absolutamente nada desde as 14 horas de terça feira 20 de Junho até as 18 horas de hoje quarta feira 21, no momento que estamos a redigir estas linhas, tudo porque a Policia não esta a permitir a entrada da comida na cela onde os três se encontram.


Não estão a permitir contacto nenhum com os três activistas, oficial dia do SIC Saurimo, alegou que, eles estão na responsabilidade do SINSE Lunda Sul, e não estão detidos. O PGR Províncial esteve no SIC Saurimo, mais não se importou saber da presença destes cidadãos presos ilegalmente pela ditadura tiranica do governo de Angola que teima continuar a colonizar o Reino Lunda Tchokwe – Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte.


A situação é grave, a esposa do Sr José Victor, disse que o seu esposo sofre de ulcera  gastrica e não pode passar mais de 3  á 4 horas sem comer nada. Estamos diante de violação do direito á vida e violação aos direitos humanos, condenados universalmente.


Os detidos relataram que desde ontem não lhes permitiram se quer beber água, e dormiram no chão simples, o que pode provocar doenças respiratórios, por causa do pó e do cheiro nauseabundo, vindo de um quarto de banho próximo que não tem porta e água para a pia.


De acordo com uma fonte do SIC/DNIC  Lunda Sul, trata-se de tortura psicólogica, para desanimar os activistas a deixarem de  perseguir com as suas ideias de luta autonomista, direito legítimo e natural. Engano, os actuais Lunda Tchokwe, não vão desistir jamais… O nosso destino é a ESCÓCIA…


Em Maio de 2016, o Sr Armando Mutondeno também esteve nas mesmas condições, quando ficou detido por ter levado uma carta na Secretaria do Governo Províncial, a Sra Candida Narciso ordenou que fosse levado para cadeia e la esteve 90 dias injustificados. Depois o, acusaram de rebelião, contra quem?.. E agora estes, qual é o crime?..


O mundo deve condenar esta acção violenta do Regime Angolano, de negar comida a um cidadão que não esta em condição de detido porque não cometeu crime nenhum, simplesmente levaram cópia de uma carta de comunicação prêvia de uma Manifestação que terá lugar sábado 24 de Junho na cidade de Saurimo e no resto do território da Nação Lunda Tchokwe, cujo original foi entregue a Presidência da República para o Presidente José Eduardo dos Santos com cópias a outras entidades e Partidos Políticos em Luanda.

Consta  também que foi o General KOPELIPA quem deu ordens superiores para prenderem Membros do Protectorado Lunda Tchokwe, um erro grave de calculo e, falta de visão periférica ao processo reivindicativo Lunda Tchokwe, água mole tanto bater numa pedra algum dia a pedra terá de furar, neve quando mais apertar torna-se gelo por que solidifica-se, o fim do processo é a instauração do direito natural, usurpado em 1975 por Angola….


Não é com prisões arbitrárias, motivo da presente manifestação do dia 24 de Junho, que se vai acabar com o Movimento Lunda Tchokwe, ao contrário, nos fortalece cada vez mais, nos coloca mais alto junto da comunidade Angolana em particular e  internacional e cada vez mais se divulga a luta libertador do “REINO LUNDA TCHOKWE”, muito obrigado continuem a colocarem-nos nas vossas cadeias…