quarta-feira, 31 de maio de 2017

BENEDITO DANIEL É O NOVO PRESIDENTE DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL - PRS

BENEDITO DANIEL É O NOVO PRESIDENTE DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL - PRS


Luanda - O secretário-geral do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, foi eleito na última madrugada presidente daquela formação política da oposição, substituindo no cargo, 27 anos depois, o líder fundador, Eduardo Kuangana.

Fonte: Lusa



A eleição aconteceu no decurso do congresso que o partido está a realizar desde segunda-feira em Viana, tendo Benedito Daniel obtido 351 votos, à frente de Sapalo António, com 237 votos, e de João Baptista Ngandajina, com 64 votos.


No seu discurso, o novo líder do PRS, a terceira maior força da oposição, pediu o apoio dos militantes para o fortalecimento do partido, salientando que para haver mudanças não é necessário destruir-se o que já foi construído até aqui.


“Sou presidente de todos os militantes do partido, a disputa política entre candidatos terminou e terminam assim as facções em prol dos interesses dos candidatos, vamos agora unir a nossa força em prol do partido, trabalhando com o mesmo vigor com que trabalhamos em prol dos candidatos”, disse.


Com a eleição de Benedito Daniel, o PRS deverá agora pedir ao Tribunal Constitucional a alteração do nome do seu cabeça-de-lista, candidato a Presidente da República, nas eleições gerais de 23 de Agosto deste ano, até agora em nome de Eduardo Kuangana.


Por questões de saúde, Eduardo Kuangana não concorreu à liderança do PRS, partido que defende o federalismo, fundado em 1990, e pelo qual concorreu a três processos eleitorais que o país realizou.


Eduardo Kuangana concorreu às primeiras eleições, de 1992, tendo conseguido seis deputados, em 2008, na qual conquistou oito deputados e a última em 2012, baixando para apenas três deputados.


No segundo dia, o congresso vai hoje constituir as comissões do partido, analisar o relatório de mandato para a estratégia eleitoral e a renovação de mandatos dos membros do Comité Nacional que serão eleitos.